Depoimentos recebidos

Depoimentos recebidos

Pessoas que fazem parte da história da UEM
Eliane Rose Maio
Sou da primeira turma da UEM, do curso de Psicologia, entramos em meados de 1979.
São muitas histórias vividas nesta universidade, tanto como aluna e depois professora concursada e agora, aposentada desde final de 2018. Estou como professora visitante do PPE.
Eliane Rose Maio Psicóloga e professora do PPE/UEM
Carlos Elias Barros Sobreira Rodrigues
Cheguei das terras da cidade de Campina Grande, no estado da Paraíba para residir nesta cidade no ano de 2011, e minha história com a UEM inicia-se no ano de 2013, quando decidi prestar o vestibular de inverno daquele ano para o curso de Engenharia Química. Quis o destino que eu não fosse aprovado naquele exame, e decidi fazer aquilo que eu realmente queria: o curso de História. Tendo iniciado meus estudos, em 2014, fui bolsista do PIBID até 2016 e pesquisador, por meio de um PIC, até 2017. Após 2 anos afastado, retorno em 2020 para iniciar meu mestrado e, quem sabe, continuar a colaborar com o desenvolvimento da nossa querida universidade. Parabéns UEM, que estes 50 anos se transformem em mais 50!
Carlos Elias Barros Sobreira Rodrigues Historiador, Maringá, Paraná
Matheus Maximilian Ratz Scoarize
Iniciei minha vida escolar no Colégio de Aplicação Pedagógica (CAP), em 1998. Os professores e servidores sempre me incentivaram a investir na formação acadêmica e o empenho deles em ensinar seus alunos foi tamanho que me apaixonei por ciências. Durante o ensino básico fiz aulas de ginástica olímpica, natação e atletismo no Departamento de Educação Física (DEF), estimulado pela secretária do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PEF), Guisela Ratz Scoarize. Os professores tinham uma dedicação incansável e uma paciência infindável. Em 2008 fui aluno (PIBIC-júnior) no Departamento de Enfermagem (DEN) e essa oportunidade nutriu minha paixão pela ciência. Em 2011 iniciei minha graduação em Ciências Biológicas no Departamento de Biologia (DBI). Os professores nos instigaram a crescer como profissionais e expandir nossos conhecimentos, por esse incentivo, em 2014, participei de intercâmbio no Reino Unido pelo programa Ciência Sem Fronteiras (CSF) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Em novembro de 2016, junto com o mestre de cerimônias Ricardo Scoarize, fiz a mestria de cerimônia em língua inglesa, do Simpósio Internacional sobre Trabalho na Agricultura, cujo presidente da comissão organizadora era o Dr. Julio César Damasceno. Em 2018 finalizei meu mestrado em Ciências Ambientais pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais (PEA). Os professores e servidores investiram numa formação que valoriza ensino, pesquisa e extensão pautados por qualidade acadêmica, rigor científico, ética na profissão e socialização do conhecimento, com objetivo de melhorar a qualidade de vida da população. Em 2019 atuei como biólogo pelo programa Universidade Sem Fronteiras (USF) da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI), visitando dezenas de escolas e espaços públicos da região para difundir o conhecimento na forma de educação ambiental. Todo esse aprendizado e crescimento profissional e pessoal foram realizados na UEM, onde meus pais trabalham honrosamente há décadas. Dos meus 27 anos, 22 foram nessa instituição maravilhosa. Fui aprovado em seleção e em 2020 iniciarei o doutorado pelo PEA. Agradeço a todos os professores e servidores responsáveis pela minha formação e pelas amizades. A UEM é um exemplo de universidade pública de excelência e tenho muito orgulho de fazer parte da sua história.
Matheus Maximilian Ratz Scoarize Biólogo, Maringá, Paraná
© 2020. Powered by UEM / ASC / CPR / CIM / UEMFM / UEMTV