All for Joomla The Word of Web Design

Laboratório de Bacteriologia Médica

Tools
logo-bac
prof Dra Vera Lucia Dias Siqueira
prof Dra Rosilene Fressatti Cardoso
prof Dra Regiane Bertin de Lima Scodro
prof Dra Katiany R. Caleffi Ferracioli
Técnico de Nível Superior Me Rubia Andreia F. Pádua e
Daniela Ferrari Micheletti
Técnico de Nível Médio Edilene Pereira da Rocha Gobbi
Sonia Aparecida de Carvalho
A Bacteriologia Médica (BAC) é um dos setores do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Análises Clínicas – LEPAC, que está lotado no Departamento de Análises Clínicas e Biomedicina, Centro de Ciências da Saúde, da Universidade Estadual de Maringá e está localizada no 2º andar do Bloco T-20 nas salas 209 e 212 a 218.
O LEPAC, assim como a BAC, foi criado em 1986 a partir do Laboratório Piloto, que desde o início da década de 1980 atendia os alunos do então curso de Farmácia-Bioquímica e prestava serviços de diagnóstico laboratorial à comunidade em geral.
A BAC é responsável por exames bacteriológicos, a partir dos mais diversos materiais clínicos, de pacientes atendidos em Maringá e provenientes da 15ª Regional de Saúde. Executa os exames bacteriológicos do Hospital Municipal, UPA Zona Norte, UPA Zona Sul, além de atender algumas demandas bacteriológicas do Hospital Regional Universitário, de hospitais privados, clínicas de infectologia e pneumologia.
A BAC é Referência Regional no diagnóstico de tuberculose, hanseníase, meningites e surtos alimentares.
Além do atendimento aos pacientes, somos um laboratório de ensino, pesquisa e extensão em graduação e pós-graduação, estendendo o conhecimento à comunidade e aos profissionais de saúde.
A BAC atende os cursos de Graduação em Farmácia e Biomedicina e os Programas de Pós-Graduação em Biociências e Fisiopatologia (PBF) e Ciências da Saúde (PCS). Também servimos de cenário de prática e aprendizado para residentes ligados ao Programa de Residência Multiprofissional em Urgência e Emergência com ênfase em Análises Clínicas.
No campo da pesquisa a BAC tem professores ligados às áreas de diagnóstico laboratorial, detecção de resistência e epidemiologia da tuberculose e de agentes bacterianos comumente envolvidos em infecção hospitalar, bem como estudos de novos compostos com ação em Mycobacterium tuberculosis e bactérias em geral.
Saúde
Diagnóstico e estudos epidemiológicos de tuberculose, hanseníase e infecções bacterianas em geral.
Estudos fenotípicos e genotípicos de resistência bacteriana.
Estudos de novos compostos com ação antibacteriana
Infecção Bacteriana; Diagnóstico: Resistência antimicrobiana; Infecção hospitalar; Micobactérias
1982
Não
Sim
Sim
Sim
Não
Patente

Áreas atendidas

Departamento de Análises Clínicas e Biomedicina
Farmácia e
Biomedicina
Programa de Pós-Graduação em Biociências e Fisiopatologia (PBF) e Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PCS)
Residência Multiprofissional com ênfase em Análises Clinicas

Contato

Físicos, Químicos, Biológicos, Ergonômicos