Pedagogia*

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Pedagogia*
Presencial
Licenciado em Pedagogia
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes - CCH
Maringá
Vespertino-Noturno (V-N)
120
5 anos
8 anos
O curso de Pedagogia promove a formação inicial para a docência na Educação Infantil, dos primeiros meses aos cinco anos, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio, na modalidade Normal, e em cursos de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos, como empresarial, tecnologias e mídias educacionais, entre outras; propicia a formação docente para a atuação na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino; forma profissionais da educação para planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de tarefas próprias do setor da Educação, bem como para projetos e experiências educativas não escolares; produz e difunde conhecimento científico-tecnológico do campo educacional em contextos escolares e não escolares.
O presente currículo de formação, compreendido como conjunto de atividades, disciplinas e posturas, graças às quais o aluno pode incorporar, desenvolver e se apropriar de conteúdos formativos, induz à concepção de um profissional mediante uma tríplice relação do trabalho (domínio de saberes, transformação de saberes e atuação ética). O pedagogo é um profissional que domina determinados saberes, que, em situação, transforma e encaminha novas configurações a estes e, ao mesmo tempo, assegura a dimensão ética dos conhecimentos que dão suporte à sua práxis no cotidiano do trabalho. Assim entendido, o pedagogo será um profissional que conheça e seja capaz de analisar a realidade em que se insere e que faça as necessárias vinculações entre as questões educativas e sociais mais amplas, buscando a efetividade das ações pedagógicas.
O campo de formação do pedagogo compõe-se das seguintes áreas que se articulam ao longo do curso: 1. Docência na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e nas disciplinas pedagógicas para a formação de professores; 2. Gestão Educacional, entendida numa perspectiva democrática, que integre as diversas atuações e funções do trabalho pedagógico e dos processos educativos, especialmente no que se refere ao planejamento, à administração, à coordenação, ao acompanhamento, à supervisão, à orientação educacional e à avaliação em contextos escolares e não escolares nos sistemas de ensino e ao estudo e à participação na formulação, implementação e avaliação de políticas públicas na área de educação; 3. Produção e difusão do conhecimento do campo educacional.