Manual de Segurança e Saúde no Trabalho - 6ª edição

É com grande entusiasmo que o Serviço de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT, apresenta a 6ª Edição do Manual de Segurança e Saúde no Trabalho cujo título: MANUAL ORIENTATIVO DE PROCEDIMENTOS E NORMAS DA SAÚDE DO TRABALHADOR/A.

Destacamos que este Manual foi desenvolvido especificamente para a Universidade Estadual de Maringá, de acordo com a legislação de Segurança e Saúde Ocupacional, conforme a Lei 6514/77 e Portaria 3214/78 Do Ministério do Trabalho e Emprego.

Este material foi pensado e construído com uma linguagem simples, intercalando conteúdo de Leis, orientações de saúde e trabalho profissional, mesclando ideias e experiências de profissionais envolvidos em diferentes projetos. Assim, este Manual tem como objetivo despertar e ampliar a visão da prevenção em saúde dos Servidores e seus responsáveis para que se evite danos muitas vezes irreversíveis.

Nesta Edição abordaremos a estrutura e funcionamento da Medicina do Trabalho do SESMT, os exames ocupacionais, os passos que devem ser seguidos para afastamentos do trabalho por motivo de acidentes e doença e os procedimentos necessários para encaminhamento de documentos à Perícia Médica do Estado.

Os exames ocupacionais estão também detalhados no Programa Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO - NR 7, elaborado e editado anualmente pelo setor de Medicina do Trabalho do SESMT.

Então este Manual é um convite para que possamos assumir um compromisso em prol da saúde de todos e todas os/as Servidores/as desta Instituição, que tanto desejam a sua plenitude.

Edvaldo dos Santos Aragão
Coordenador do SESMT

Manual de Segurança e Saúde no Trabalho - 5ª edição

FRENTE AO NOVO CORONAVÍRUS O SESMT - Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho – vinculado a DCT – Diretoria de Assuntos Comunitários, da Universidade Estadual de Maringá tem, entre suas prerrogativas, a finalidade de orientação e prevenção a doenças no ambiente de trabalho.

Visando tornar as informações de fácil acesso aos servidores, desde 2019 o SESMT tem elaborado várias edições do Manual de Segurança e Saúde no Trabalho pontuando e discutindo riscos ocupacionais específicos.

A quinta edição deste Manual trata especificamente sobre no novo coronavírus (COVID19). Os dados alarmantes da pandemia no Brasil e o aumento recente do número de casos em nossa região impulsionaram a necessidade de organizar um documento com informações práticas aos servidores e chefias, contendo os principais pontos sobre os cuidados na pandemia.

O Manual descreve aspectos clínicos do comportamento do vírus como sintomatologia mais frequente, transmissibilidade, diagnóstico e fatores de risco para a forma grave da doença. Orienta os servidores sobre os afastamentos, sobre como devem proceder se tiverem sintomas ou se tiverem contato com familiares positivos para a doença.

A adequação dos ambientes de trabalho também é detalhada, visando a prevenção daqueles que não puderam suspender suas atividades presenciais. Como trata-se de uma doença nova, as informações são dinâmicas e necessitam reavaliação frequente, até mesmo da legislação.

As últimas normativas federais sobre os cuidados nos ambientes de trabalho datam de 19/6/2020 e são também contempladas neste manual.

Edvaldo dos Santos Aragão
Coordenador do SESMT