• Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Carvão ativado modificado com nanopartículas de prata e cobre utilizadas na inativação de vírus existentes na água

Carvão ativado modificado com nanopartículas de prata e cobre utilizadas na inativação de vírus existentes na água
Patente de invenção
Patente concedida
BR 10 2015 008147-2
10/04/2015
11/02/2020
Sim
PURIFIC (Água pura carbontec) / UEM
Rosângela Bergamasco, Celso Vataru Nakamura, Flávia Sayuri Arakawa, Letícia Nishi, Quelen Letícia Shimabuku, Tania Ueda Nakamura
Esta invenção trata de um processo desenvolvido para a obtenção de carvão ativado modificado com a combinação de nanopartículas de prata e cobre, visando à inativação de vírus existentes na água destinada principalmente ao consumo humano.
A atividade inicial é a preparação do carvão ativado de coco de dendê proveniente de resíduos vegetais da industrialização, a partir da impregnação de metais: prata e cobre. Com a impregnação, vislumbrou-se a inativação do vírus (Bacteriófago T4) como o principal objetivo deste processo.
Solução proposta: o processo de impregnação do carvão ativado e inativação do vírus (Bacteriófago T4).
O meio poroso produzido é/pode ser utilizado em filtros domésticos, para purificação da água (inativação viral) para consumo humano.
O método proposto apresenta como vantagem a formação de nanopartículas de prata e cobre atuando em sistemas de baixa porosidade, a inativação do vírus (bacteriófago T4) presente em água potável, menor tempo no processo de impregnação, menor quantidade de sais no processo de impregnação devido às concentrações dos metais utilizados serem menores que no método existente, e consequentemente a redução do custo relacionado ao produto final.
foto-1foto-2

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - (44) 3011-4109

Pasta 101

© 2024 Universidade Estadual de Maringá • Assessoria de Comunicação Social • Coordenadoria de Promoção e R.P.