Géis fotoativos a base de Safranina-O, Extrato de Clorofilas e Curcumina no tratamento e prevenção de mastite bovina

Géis fotoativos a base de Safranina-O, Extrato de Clorofilas e Curcumina no tratamento e prevenção de mastite bovina
Patente de invenção
Pedido depositado
BR 10 2020 006364-2
30/03/2020
Não
Wilker Caetano, Celso Vataru Nakamura, Ranulfo Combuca da Silva Junior, Magali Soares dos Santos Pozza, Katieli da Silva Souza Campanholi, Flávia Amanda Pedroso de Morais, Ana Paula Alves dos Santos Silva, Fabiana dos Santos Rando, Emerson Henri Yoshimura, Geraldo Tadeu dos Santos, Danielle Lazarin Bidóia, Marcos Luciano Bruschi, Francielle Sato, Lidiane Vizioli de Castro Hoshino, Thiago Yoshioka Pires, Jesus Alberto Cardozo Osorio
O presente invento aborda estudos in vitro e in vivo de prevenção e tratamento de mastite bovina (inflamação na glândula mamária) utilizando géis fotoativos a base de Safranina-O, Extrato de Clorofilas e Curcumina devidamente formulados. As aplicações são realizadas por Inativação Fotodinâmica de Microorganismos (IFDMO), modalidade terapeutica em que a presença de um composto fotossensibilzador, luz de comprimento de onda específico e oxigênio molecular geram espécies citotóxicas que tem ação bactericida e bacteriostática.
Com relação ao campo de aplicação, os géis e hidogéis podem ser empregados na medicina veterinária e na área de produção leiteira atuando na prevenção e tratamento de mastite subclínica e/ou clínica, reduzindo a utilização de antibióticos convencionais, o que contribui para redução do impacto ambiental da produção de leite e evita a contaminação do solo, ar e mananciais de água. Além disso, o material é caracterizado por ser de baixo custo, podendo ser utilizado facilmente em escala industrial.
Estas plataformas dermatologicas termorresponsivas e biocompatíveis são alternativas complementares no tratamento de mastite visto que este problema afeta produção de leite, além do animal com quadro de mastite se tornar uma ameaça ao rebanho devido a possibilidade de transmissão da doença. A Inativação Fotodinâmica de Microorganismos (IFDMO) é capaz de promover a erradicação fotoestimulada de bactérias, fungos e protozoários, visto que a rápida adaptação/mutação dos microorganismos geram linhagens resistentes aos fármacos utilizados convencionalmente nas propriedades produtoras de leite (antibióticos).

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - (44) 3011-4109

Pasta 163