Processo de obtenção de partículas adsorventes, partículas adsorventes e seu uso

Processo de obtenção de partículas adsorventes, partículas adsorventes e seu uso
Patente de invenção
Patente concedida
BR 10 2017 018275-4
25/08/2017
07/02/2023
Sim
UNICAMP / UEM
Thiago Lopes da Silva, Melissa Gurgel Adeodato Vieira, Meuris Gurgel da Silva, Marcelino Luiz Gimenes
Os metais tóxicos e nobres são empregados em muitas atividades industriais e a sua remoção nas formas solúveis em efluentes promove uma minimização do impacto ambiental, devido à possibilidade de geração de danos a tecidos vivos e o desenvolvimento de inúmeras doenças e problemas fisiológicos. Além disso, a possibilidade de recuperação de metais, notadamente os metais nobres, desperta um grande interesse econômico devido ao alto valor comercial dessas substâncias. Usualmente, utiliza-se carvão ativado para a remoção e a recuperação desses contaminantes, porém, o alto custo desse material o torna proibitivo em processos de remoção e recuperação de metais em larga escala e estimula o desenvolvimento de adsorventes alternativos.
Partículas adsorventes foram desenvolvidas com componentes naturais para aplicação ambiental e são capazes de remover contaminantes presentes em efluentes aquosos, devido à sua afinidade por metais tóxicos e, particularmente, metais nobres.
- Propriedades de biocompatibilidade, não imunogenicidade, baixo custo, biodegradabilidade e viscosificação;
- Recuperação de metais nobres e geração de ganho econômico;
- Remoção de metais tóxicos e nobres em efluentes com a redução do impacto ambiental.

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - (44) 3011-4109

Pasta 117