Laboratório de fitoplanctologia

fitoplancton
Luzia Cleide RODRIGUES
NUP
Técnico
Susicley Jati
Alunos de graduação e pós graduação - mestrado e doutorado e pós-doutorado
Fitoplanctologia é o estudo dos organismos planctônicos fotoautotróficos (que possuem clorofila e realizam fotossíntese). Pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação participam de projetos de pesquisa ou desenvolvem monografias, dissertações e teses, que enfocam os padrões espaciais e temporais da comunidade fitoplanctônica de rios, lagos de inundação ou reservatórios. São abordados a estrutura funcional e taxonômica do fitoplâncton. Dentre os diversos projetos desenvolvidos no laboratório, o projeto de longa duração PELD, possibilitou a identificação de aproximadamente 1000 táxons na planície de inundação do alto rio Paraná, sistema no qual os estudos iniciaram em 1986 (ano em que foi criado o Nupélia), com a professora Dra. Sueli Train.
O material coletado é mantido preservado no próprio laboratório.
Biológicas
Neste laboratório são realizados estudos taxonômicos e ecológicos das algas fitoplanctônicas (algas microscópicas que vivem à deriva no ambiente aquático).
Pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação participam de projetos de pesquisa ou desenvolvem monografias, dissertações e teses, que enfocam os padrões espaciais e temporais da comunidade fitoplanctônica de rios, lagos de inundação ou reservatórios.
fitoplâncton; diversidade taxonômica e funcional; processos espaciais e temporais.
1986
Sim
Sim
Sim
Sim
Sim
Não

Áreas atendidas

Departamento de Biologia/UEM
Nupelia/UEM
Departamento de Engenharia Química/UEM
Ciência Biológicas
Ecologia
Ecologia de ambientes aquáticos continentais (UEM)
Biologia comparada (UEM)
Ecologia (UNICAMP)
Conservação e Manejo de
Recursos Naturais (UNIOESTE)

Contato

Físicos, Químicos, Biológicos, de Acidentes
Sim