Laboratório da Coleção Ictiológica do Nupélia

dsc0004
Carla Simone Pavanelli
NUP
Técnico
Carla Simone Pavanelli
Cláudio Henrique Zawadzki
Weferson Júnio da Graça
Marli Cristina Campos
Coleções biológicas são compostas por exemplares ou lotes de exemplares de organismos que recebem números de tombo que ficam atrelados a eles para sempre. Cada lote possui informações relativas ao nome científico da espécie, sua classificação, seu status (se testemunho de alguma pesquisa, tipo ou material comparativo) além dos dados da coleta, por exemplo, o nome do local e data da coleta, com município, coordenadas geográficas, etc. e o nome de quem coletou.
O Nupélia possui um acervo biológico composto por organismos animais e vegetais. Como o enfoque do Núcleo são os ambientes aquáticos de água doce, sua Coleção Ictiológica possui mais de 10.000 lotes, cada um podendo conter de um a mais de 100 exemplares de peixes, representativos de diferentes localidades, principalmente das bacias dos rios Paraná e Paraguai, mas também de diversas outras bacias brasileiras e de outros países americanos. A maior representatividade do material inclui os estados brasileiros de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e sobretudo o Paraná, dentre outros menos representados, totalizando mais de 600 espécies. Todo material está disponível para a comunidade científica. Empréstimos, intercâmbios e outras transações têm sido efetuadas com diferentes instituições do Brasil e outros países há mais de duas décadas. A maior parte da Coleção está preservada em etanol 70°GL. A totalidade do banco de dados catalogados da Coleção está disponível para busca através da URL http://specify.nupelia.uem.br. Uma seção de Ovos e Larvas de peixes de água doce, do Laboratório de Ictioplâncton do Nupélia, que abriga os estágios iniciais de desenvolvimento de vária espécies de peixes da nossa fauna, sendo o único laboratório do Brasil especializado nestes estágios do ciclo de vida dos peixes, tem sido incorporada à Coleção Ictiológica, e pode ser acessada da mesma maneira. A Coleção é credenciada como fiel depositária junto ao Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGEN), do Ministério do Meio Ambiente.
Biológicas
No laboratório da Coleção Ictiológica do Nupélia são identificadas as espécies e cadastrados os lotes de peixes que compõem a Coleção. Pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação vinculados à Coleção trabalham também para reconhecer e descrever espécies de peixes novas para a Ciência. Mais de 20 novas espécies já foram descritas aqui. O material-tipo utilizado para estas descrições e de muitas outras descritas por pesquisadores de outras instituições científicas está depositado em uma sala especialmente destinada para tal.
Outra atividade frequente dos componentes do laboratório da Coleção é a identificação do material coletado nos projetos de pesquisa do Nupélia, assim como por pesquisadores e alunos que desenvolvem projetos individuais ou monografias, dissertações e teses envolvendo espécies de peixes. Partes de exemplares utilizados em trabalhos que envolvem mutilação, ou encontrados em conteúdos estomacais de espécies piscívoras também são identificados aqui.
Visando à ampliação da abrangência do acervo da Coleção, expedições de coleta científica são igualmente conduzidas por pesquisadores do laboratório. A identificação e o depósito de material-testemunho de projetos de pesquisa de pesquisadores de outras instituições também tem ampliado sobremaneira o número de espécies e de localidades contempladas pela Coleção.
até 5 palavras-chave separadas por ;
1989
Não
Sim
Sim
Sim
Sim
Não

Áreas atendidas

NUP, DBI, DBC, DCM
Ciências Biológicas, Zootecnia, Agronomia
PEA, PGB, PBC, PBA

Contato

Químicos
Sim