Mobilidade

33. É necessário visto para entrada nos países estrangeiros?

Sim, é necessário o visto para a entrada nos países de destino para realizar a mobilidade acadêmica. Todos os países exigem visto de entrada para estadia superior a 90 dias.

O visto é uma autorização concedida por uma nação para um estrangeiro, para que este possa entrar e/ou permanecer neste território.

Informações (tipo de visto, documentos necessários, preços e prazo para obtenção) devem ser obtidas nos sites dos consulados/embaixadas do país de destino. No Brasil, por exemplo, se o estudante brasileiro pretende estudar em Portugal, deve buscar as informações no site do consulado português no Brasil.

Informe-se antecipadamente sobre o procedimento, pois o prazo para obtenção do visto pode durar mais de 30 dias. Por outro lado, evite fazer a solicitação antes de ter sido aceito pela universidade de destino.

Procure informações em sites oficiais. A busca por agências privadas que auxiliam na obtenção do visto é responsabilidade do aluno.

O ECI orienta, mas não intermedeia a obtenção do visto.

• +55 44 3011 4441
  • Seg/Sexta: 07h30-11h30/13h30-17h30