Providências após a classificação

Fui classificado na seleção para a mobilidade acadêmica internacional na graduação. E agora?

Acesse o site do ECI e leia atentamente as informações na aba Mobilidade. Leia também as informações abaixo. Somente depois, se necessário, agende um momento com a equipe do ECI, por meio do Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

O que devo fazer?

Busque informações nos sites das instituições internacionais pelas quais tem interesse. Para acessar a lista de universidades com as quais a UEM tem acordo vigente, clique aqui.

O que devo buscar no site?

• O catálogo de cursos e disciplinas oferecidas pela universidade internacional. O estudante poderá escolher disciplinas do curso que frequenta na UEM ou de outros, caso a universidade de destino aceite. As informações estarão disponíveis no “Exchange students”.
  • Modalidade de certificação da língua estrangeira exigida pela universidade de destino.
  • Oferta de alojamento estudantil ou outro tipo de moradia. Nem todas oferecem.
  • Possibilidade de refeição no restaurante universitário.
  • Datas de nomeação e candidatura.

Quero saber mais. O que fazer?

Converse com estudantes que já realizaram a mobilidade internacional. Pergunte sobre o custo de vida, as possibilidades de moradia, onde se alimentar por um preço acessível, qual o transporte utilizado pelos estudantes, aspectos culturais e importância de ser fluente no idioma do país de destino.

Qual é a responsabilidade financeira do estudante?

• Obtenção e tradução de documentos, bilhetes aéreos, visto de estudante, seguro de vida e saúde, moradia, alimentação, transporte, viagens tudo mais que quiser comprar.
  • A parceria entre as universidades garante a isenção das taxas na universidade de destino. Algumas universidades cobram uma taxa inicial, mas o estudante será informado antes da mobilidade.
  • O estudante tem acesso à estrutura da universidade com um aluno regular.

Outros

Está disponível no site uma tabela de gastos mensais obtida por meio de um levantamento informal realizado pelo ECI com estudantes em mobilidade entre os anos de 2021 e 2023.

Cumpri as etapas anteriores. E agora?

Informe à divisão de mobilidade (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) qual é sua primeira opção de destino e o semestre em que pretende frequentar a universidade internacional, observando as informações abaixo. O ECI indicará o estudante classificado, para a instituição internacional e posteriormente o estudante será orientado nas providências para a candidatura. Mantenha contato com o ECI durante todo o processo.

Datas do semestre letivo

Universidades de destino

Semestre letivo em que o estudante pretende se candidatar à mobilidade

Contato com o ECI para orientar as providências

Não latinas

1º (Setembro a Fevereiro)

Março anterior

Não latinas

2º (Fevereiro a Julho)

Setembro anterior

Latino-americanas

1º (Fevereiro a Julho)

Janeiro anterior

Latino-americanas

2º (Agosto a Dezembro)

Maio anterior

Acompanhe as publicações no Instagram @eci.uem, participe do Mobility Day e de outros eventos promovidos pelo ECI. Existem várias oportunidades, o ECI está de portas abertas.

Atendimento da Divisão de Mobilidade Internacional

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: +55 44 3011-4441

• +55 44 3011 4441