Mestrado ou Doutorado em Cotutela

Resolução 013/2021-CEP – Regulamenta a Cotutela entre a Universidade Estadual de Maringá e Instituições Estrangeiras

O Mestrado ou Doutorado em Cotutela (dupla diplomação) é uma modalidade que permite ao pós-graduando regularmente matriculado em curso de pós-graduação stricto sensu realizar dissertação, tese ou trabalho de conclusão sob a responsabilidade de dois orientadores: um da UEM e outro de uma Instituição Estrangeira (IE), conferindo ao mesmo o título de mestre ou de doutor válido e reconhecido em ambas as instituições.

Para sua realização deve ser firmado um termo de cooperação específico, a ser aprovado de acordo com as normas legais, com base no termo de cooperação ampla firmado entre a UEM e a IE. O Acordo de Cotutela deve seguir as normas do Conselho Nacional de Educação (CNE), da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), do MEC (Ministério da Educação) e o Regulamento que estabelece normas gerais para os cursos de pós-graduação stricto sensu (Mestrado e Doutorado) na Universidade Estadual de Maringá (UEM), além dos regimentos internos dos programas de pós-graduação da UEM.

Modelos e formulários sobre cotutela:

Atendimento da Divisão de Acordos Internacionais

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: +55 44 3011-4441

• +55 44 3011 4441