Acordos

Um acordo de cooperação é um instrumento que formaliza uma parceria entre a UEM e uma universidade ou instituição internacional. A partir dele, serão viabilizadas ações que contribuem para a internacionalização da universidade.

1. Acordo Amplo: funciona como um “guarda-chuva”, nele não está prevista nenhuma atividade específica entre as instituições, apenas a intenção de formalizar um canal de parceria institucional. A partir do acordo amplo, podem ser iniciados outros acordos específicos de cooperação internacional.

2. Acordo de Mobilidade: estabelece as condições e regras para a mobilidade acadêmica entre a UEM e a universidade parceira, o número de alunos que poderão realizar a mobilidade e as condições nas quais ela será realizada. A mobilidade estudantil na UEM é regida pela Resolução 011/2013-CEP.

3. Acordo de Cotutela: estabelece as condições para a execução de uma cotutela, que se trata de uma diplomação emitida por 2 instituições de ensino superior, para alunos da UEM e de universidades parceiras. Essas condições deverão atender os requisitos da Resolução de Cotutela, da PPG e dos programas de pós-graduação.

4. Acordo Específico: é relativo a algum projeto, edital, ação, ou similar, que, como o nome indica, são específicos e envolvem um plano de trabalho e atividades direcionadas a algum fim. O acordo com a rede ZICOSUR (Zona de Integración del Centro Oeste de América del Sur) é um exemplo de acordo específico vigente na UEM.

1. O Departamento ou Programa de Pós-graduação do interessado deve encaminhar o Formulário de Proposta de Acordo Internacional preenchido para a Divisão de Acordos do ECI por email (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

2. A divisão entrará em contato com a universidade/instittuição internacional para negociar os termos do acordo pretendido.

3. Caso o acordo atenda aos critérios e seja aprovado por ambas as partes, será encaminhado para assinatura.

4. O interessado que iniciou a solicitação será responsável por acompanhar todo o seu desenrolar, assim como registrar todas as atividades por meio de relatórios.

Os parceiros que desejam iniciar um Acordo de Cooperação com a UEM devem encaminhar um e-mail para o endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

• +55 44 3011 4441
  • Seg/Sexta: 07h30-11h30/13h30-17h30