Intercâmbio Virtual de Aprendizagem/COIL

É o envolvimento de grupos de estudantes em longos períodos (em torno de cinco a oito semanas) de interação online intercultural e colaboração com parceiros advindos de outros contextos culturais ou localizações geográficas, como parte integrada de seus programas de estudos (e.g. em uma disciplina curricular), com a orientação de seus professores (O’DOWD, 2018). Assim, o desenvolvimento dessas atividades parte de uma iniciativa docente.

 

A aprendizagem colaborativa, mediada pela tecnologia, possibilita, além da experiência internacional em casa (no campus), o desenvolvimento da competência intercultural por meio da conscientização cultural, a valorização da diversidade e, também, o aprimoramento das competências linguísticas, uma vez que o intercâmbio virtual acontece entre participantes de diferentes instituições internacionais cujos idiomas oficiais normalmente diferem.

 

Figura 01 - Representação  de COIL (Adaptada de Drexel University <https://bit.ly/3PzXVJk>.

 

 

  • Acesse nossa newsletter temática para saber sobre COIL clicando aqui.

 

 


coil colum min


Classe Espelho

 

As Classes Espelhos também partem de iniciativas docentes. Os professores parceiros ministram aula(s) para os alunos das disciplinas dos dois contextos, a fim de compartilhar conhecimentos sobre um tema específico.


Selo do Programa FAUBAI-BRaVE

PNG Logotipo BRaVE para membro

O Escritório de Cooperação Internacional recebeu, no dia 5 de abril de 2023, a notícia de que a UEM foi aprovada para receber o selo BRaVE (Brazilian Virtual Exchange Program) da FAUBAI (Associação Brasileira de Educação Internacional). Segundo informações sobre o programa no site da associação, o FAUBAI-BRaVE "incentiva a implantação de intercâmbio acadêmico virtual entre as Instituições de Ensino Superior brasileiras (IES) associadas, oferecendo a estudantes possibilidades de desenvolver atividades cooperativas e multiculturais on-line, por meio de disciplinas com interface internacional, em parceria com instituições estrangeiras".

Para saber mais, clique aqui.


Oportunidades de Intercâmbio Virtual/COIL e/ou Classe Espelho

  • Fluxo contínuo: 

Intercâmbio virtual de aprendizagem com a Penn State University

Com o acordo de cooperação entre a UEM e a Penn State University, é possível realizar uma parceria entre ambas as universidades para o desenvolvimento de intercâmbio virtual de aprendizagem, envolvendo disciplinas ministradas nos dois contextos. Isso acontece por meio do projeto EDGE (Experiential Digital Global Engagement), da Penn State.

 

Intercâmbio virtual de aprendizagem/COIL com a Florida International University (FIU)

Interessados em desenvolver atividades de COIL com docentes da FIU também podem entrar em contato com a divisão de IeC para ter acesso a lista de professores da universidade internacional em busca dessas parcerias.

Os professores dos dois contextos que vierem a desenvolver atividades de COIL poderão participar de um workshop sobre o tema, promovido pela FIU.

 

Intercâmbio virtual de aprendizagem/COIL com a University of Florida (UF)

Interessados em desenvolver atividades de Intercâmbio Virtual/COIL com docentes da University of Florida (UF) também podem entrar em contato com a divisão de IeC. 

 

  • Oportunidades para 2024:

 Oportunidade de Intercâmbio Virtual/COIL com a Universidad Autonoma de Ciudad Juarez, México.

A Universidad Autonoma de Ciudad Juarez, México, abre oportunidades para docentes interessados em parcerias para o desenvolvimento de atividade de intercâmbio virtual/COIL ou classe espelho. A oportunidade abrange disciplinas nas áreas de Arte, Ciências Veterinárias, Ciências da Saúde, Ciências Químico-Biológicas, Administração, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia Industrial. 

 

Oportunidade de Intercâmbio Virtual/COIL com a Universidad de América, Colômbia.

A Universidad de América, Colômbia, abre oportunidades para docentes interessados em parcerias para o desenvolvimento de atividade de intercâmbio virtual/COIL ou classe espelho. A oportunidade abrange disciplinas nas áreas de Engenharia, Administração,  Economia, Arquitetura, Ciências Humanas e Exatas. As colaborações podem ser realizadas em inglês e/ou espanhol.

Oportunidade de Intercâmbio Virtual/COIL com a Universidad Anáhuac Puebla, México.

A Universidad Anáhuac Puebla, México, abre oportunidades para docentes interessados em parcerias para o desenvolvimento de atividade de intercâmbio virtual/COIL nas disciplinas de Bioquímica, Comunicação, Administração, Computação, Engenharia Civil e Direito. As colaborações podem ser realizadas em inglês e/ou espanhol.

 

Oportunidade de Intercâmbio Virtual/COIL com a Facultad de Contaduría Publica de la BUAP, México.

A Facultad de Contaduría Publica de la Benemérita Universidad Autónoma de Puebla, do México, abre oportunidades para docentes interessados em parcerias para o desenvolvimento de atividade de intercâmbio virtual/COIL. A oportunidade abrange disciplinas nas áreas de Contabilidade, Economia e Administração. As atividades serão realizadas no mês de fevereiro de 2024.

 

Oportunidade de Intercâmbio Virtual/COIL com a Universidad de Monterrey (UDEM), México.

A Universidad de Monterrey (UDEM), do México, abre oportunidades para docentes interessados em parcerias para o desenvolvimento de atividade de intercâmbio virtual/COIL. A oportunidade abrange disciplinas nas áreas de Administração e Economia. As atividades podem ser desenvolvidas entre fevereiro e maio de 2024.

 

Oportunidade de Intercâmbio Virtual/COIL com Pontificia Universidad Católica del Ecuador (PUCE), Equador.
A Pontificia Universidad Católica del Ecuador (PUCE), Equador, está com oportunidades abertas para docentes interessados em parcerias para a realização de Intercâmbio Virtual de Aprendizagem/COIL. A oferta abrange as áreas de Medicina, Relações Internacionais e Tecnologia de Informação, com previsão de atividades para o primeiro semestre de 2024 (entre março e junho). 

 

Oportunidade de Intercâmbio Virtual/COIL com docentes da Universidad Veracruzana, México.

A Universidade Veracruzana (UV), do México, abre oportunidades para docentes interessados em parcerias para o desenvolvimento de atividade de intercâmbio virtual/COIL. A oportunidade abrange disciplinas nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Ciências da Saúde. As atividades serão realizadas principalmente em espanhol e inglês, com calendário acadêmico que vai de fevereiro a julho de 2024.

 

  • Oportunidades para 2023:

Oportunidade de Intercâmbio Virtual/COIL com Universidad Pedagógica Nacional de Honduras, Honduras.
A Universidad Pedagógica Nacional de Honduras está a procura de parceiros para a implementação de atividades de Intercâmbio Virtual/COIL nas seguintes disciplinas: Química Geral, Seminário de investigação de matemática, Psicologia Evolutiva e Módulo Pedagógico.

 

Oportunidade de Intercâmbio Virtual/COIL com Universidad Ecotec, Equador.
A Universidad Ecotec, do Equador, está a procura de parceiros para a implementação de atividades de Intercâmbio Virtual/COIL no curso de Direito. As atividades serão implementadas a partir de novembro para as seguintes disciplinas: Direito Administrativo; Direito Comercial e Sociologia Criminal.

 

 Oportunidade de Classe Espelho com docentes da Universidade de Corhuila, Colômbia.
Oportunidade de Intercâmbio Virtual/COIL ou Classe Espelho com docentes da Universidade de Corhuila, Colômbia.
A universidade de Corhuila, Colômbia, está com oportunidades abertas para docentes interessados em parcerias para a realização de Intercâmbio Virtual/COIL ou Classe Espelho. A oferta é voltada para o segundo semestre de 2023 e abrange diversos cursos das áreas de Engenharia de Sistemas, Engenharia Industrial, Engenharia Ambiental, Engenharia de Energias Renováveis, Engenharia Mecatrônica, Negócios Internacionais, Marketing e Publicidade, Administração Financeira, Administração Comercial, Medicina Veterinária e Zootecnia.

 

Oportunidade de Intercâmbio Virtual/COIL com Duoc UC, Chile.
O Instituto Profissional da Fundação Departamento Universitario Obrero y Campesino (Duoc UC), no Chile, está com oportunidades abertas para docentes interessados em parcerias para a realização de Intercâmbio Virtual de Aprendizagem/COIL. A oferta abrange as áreas de Administração, Turismo, Engenharia e Tecnologia, com previsão de atividades para o segundo semestre deste ano. O COIL parte de iniciativa docente e os grupos de alunos dos professores responsáveis interagem, durante algumas aulas das disciplinas, para o desenvolvimento de tarefas conjuntas.

 

Oportunidade de Intercâmbio Virtual/COIL com docentes da Universidad de Monterrey, México.

A UDEM divulga oportunidades de parcerias para COIL com docentes das seguintes áreas: Arquitetura, Ciências Sociais, Ciências Humanas; Educação; Engenharias, Medicina; Ciências da Saúde; Administração e Nutrição. As atividades podem ser desenvolvidas em espanhol ou inglês.

 

Oportunidade de Intercâmbio Virtual/COIL com docentes da Tecnológico de Monterrey, México.

Tendo como base o Programa “Global Shared Learning: Classroom”, a instituição divulga o perfil de vários docentes em busca de parcerias, tanto na língua inglesa quanto espanhola, para atividades de COIL. As áreas de conhecimento compreendem: Arquitetura, Ciências Sociais, Ciências Humanas e Educação; Engenharias, Medicina e Ciências da Saúde; Administração.

 

Oportunidade de Intercâmbio Virtual/COIL com docentes da PUCE, Equador.
A Pontificia Universidad Católica del Ecuador (PUCE) abre oportunidades para docentes interessados em parcerias para o desenvolvimento de atividade de intercâmbio virtual/COIL. A oportunidade abrange 69 disciplinas em mais de 20 cursos nas áreas de Ciências Humanas, Biológicas e Exatas. As atividades serão realizadas principalmente em espanhol; no entanto, para algumas disciplinas específicas, há a possibilidade de também ser em inglês, português ou francês.

 

Oportunidade de Intercâmbio Virtual/COIL com docentes da Universidade Católica, Colômbia.

A Universidade Católica da Colômbia abre oportunidades para docentes interessados em parcerias para o desenvolvimento de atividade de intercâmbio virtual/COIL. A oportunidade abrange disciplinas nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Humanas e Exatas. As atividades serão realizadas principalmente em espanhol, com programação para o segundo semestre de 2023 (agosto a dezembro).

 

Oportunidade de Classe Espelho com docentes da Facultad de Contaduría, México.
A Facultad de Contaduría, México, está com oportunidades abertas para docentes interessados em parcerias para a realização de Classe Espelho. A oferta abrange diversos cursos para a área de Contabilidade, a serem ministradas de agosto a novembro.

 

Oportunidade de Intercâmbio Virtual/COIL com docentes da Facultad de Contaduría Pública - Benemérita Universidad Autónoma de Puebla, México.
A Facultad de Contaduría Pública - Benemérita Universidad Autónoma de Puebla do México abre oportunidades para docentes interessados em parcerias para o desenvolvimento de atividade de intercâmbio virtual/COIL. A oportunidade abrange diversos cursos para a área de Contabilidade, Administração e Direito. As atividades serão realizadas em espanhol, com programação para o segundo semestre de 2023 (agosto a novembro). 

 

Caso haja interesse nestas oportunidades, entre em contato com a Divisão de Internacionalização em Casa pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..


Iniciativas de Intercâmbio Virtual realizadas na UEM

  •  Atividade de Intercâmbio Virtual com a Universidade de Lomé, Togo.

404321306 885080336546591 2993191899680160017 n

Confira o depoimento da professora Edith Kokov Touvi, Université de Lomé.


Atendimento da Divisão de Internacionalização em Casa

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: +55 44 3011-4441

 

 


  • +55 44 3011 4441
  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Seg/Sexta: 07h30-11h30/13h30-17h30
© 2024. Powered by Assessoria de Comunicação Social