Mobilidade Inbound

Resolução 011/2013-CEP – Mobilidade Estudantil Internacional

Informativo Mobilidade Inbound 2024: English / Español

Requisitos do estudante:

• Estar matriculado em uma instituição de ensino superior que tenha acordo de cooperação vigente com a UEM.
  • Ter conhecimento da língua portuguesa suficiente para participar das atividades do plano de estudos e acompanhar disciplinas ministradas em português.

1ª Etapa – Nomeação

1. Para se candidatar à mobilidade na UEM, o estudante deve ser selecionado na universidade de origem.
  2. O Escritório de Cooperação Internacional da universidade de origem deve comunicar o interesse do candidato, enviando seu nome completo para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e deve solicitar ao estudante que preencha o Formulário de Inscrição disponível no site do ECI/UEM.
  3. O candidato deve preencher o Formulário de Inscrição e aguardar orientação do ECI/UEM, que será enviada no endereço e-mail informado no formulário.
  4. No formulário o estudante deverá anexar:
    1. autorização do órgão competente da instituição de origem (usualmente do departamento do curso);
    2. histórico escolar do curso de graduação, considerando as disciplinas cursadas até o momento, contendo a média geral;
    3. documento de identidade nacional ou fotocópia da folha de identificação do passaporte.
  5. Após isso, a solicitação será analisada pelo ECI/UEM.

2ª etapa – Candidatura

No caso da solicitação ter sido aceita, o estudante deverá enviar os documentos citados abaixo, para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.:

1. Certidão de nascimento ou casamento;
  2. Fotocópia da folha de identificação do passaporte, onde constem o registro e o visto temporário recebido das embaixadas ou repartições consulares brasileiras;
  3. Plano de Estudos, com aprovação dos coordenadores de ambas as universidades*;
  4. Comprovação de seguro saúde e de vida, para todo o período de mobilidade.

* O plano de estudos deverá ser elaborado pelo estudante após contato com o coordenador do curso na UEM.

3ª etapa – Matrícula

O estudante internacional poderá efetivar sua matrícula, após ter recebido a carta de aceite enviada pelo ECI/UEM ao Escritório de Cooperação Internacional da universidade de origem.

Para a solicitação de matrícula na UEM e obtenção do Registro Acadêmico (RA), o estudante deverá apresentar:

• CPF brasileiro (Cadastro de Pessoa Física)
  • RNM (Registro Nacional Migratório) ou protocolo de solicitação.

As informações para solicitar a inscrição no CPF (Cadastro de Pessoa Física) estão disponíveis aqui.

As informações para solicitar o RNM (Registro Nacional Migratório) estão disponíveis aqui

4ª etapa – Após a chegada ao Brasil

O estudante deve agendar uma visita ao Escritório de Cooperação Internacional ECI/UEM para orientação e acolhimento.

ATENÇÃO!

Cidadãos de outros países que desejam obter visto para viajar ao Brasil devem contatar as Representações Consulares brasileiras no exterior para obter mais informações sobre o pedido. Clique aqui para acessar a lista completa da Rede Consular brasileira (ou aqui para informações de contato da Divisão de Imigração (DIM), área responsável pela coordenação da emissão de vistos no exterior).

As informações para solicitar o Visto estão disponíveis aqui (https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-visto-para-viajar-ao-brasil).

Lembramos que, para obter o Registro Nacional Migratório (RNM) junto à Polícia Federal, obrigatório para recebimento do Registro Acadêmico (RA), é necessário um número de visto. Sendo assim, mesmo para países em que não existe exigência de visto, para atividades dentro da UEM, ele deverá ser obtido.

Assistência oferecida aos estudantes internacionais:

• acolhimento feito por estudante local tutor;
  • encontros quinzenais com equipe de acolhimento e estudantes internacionais;
  • curso de português para estrangeiros;
  • possibilidade 2 refeições diárias no restaurante universitário.

Atendimento da Divisão de Mobilidade Internacional

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: +55 44 3011-4441

• +55 44 3011 4441