Mobilidade Outbound

Resolução 011/2013-CEP – Mobilidade Estudantil Internacional

Edital 043/2023-ECI – Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional/Graduação

Como se candidatar?

As informações para a participação no processo de seleção para a mobilidade acadêmica internacional de graduação estão disponíveis no Edital 043/2023-ECI.

As informações abaixo não substituem a leitura atenta do Edital 043/2023-ECI!

Pré-requisitos:

• Estar regularmente matriculado em qualquer curso de graduação da UEM;
  • Ter cumprido integralmente pelo menos o primeiro ano ou dois semestres letivos do curso;
  • Cursar, ao retornar, ao menos um semestre na UEM após o período de mobilidade;
  • Ter em seu histórico escolar do curso de graduação em que se encontra matriculado na UEM, Média Aritmética das Disciplinas Cursadas (MADC) de, no mínimo, 6,0 (seis vírgula zero);
  • Obter anuência do Coordenador de Colegiado de Curso por intermédio do Sistema da Secretaria Acadêmica Virtual – SISAV, durante o período de inscrição;
  • Fazer uso exclusivamente do seu e-mail institucional da UEM (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) para comunicação com o ECI e cumprimento de demais etapas do processo de inscrição que demandam uso ou acesso de e-mail.

Candidatura:

• As inscrições serão realizadas através da SISAV, selecionando-se o edital específico, e estarão abertas do dia 01 ao dia 10 dos meses pares;
  • Ao realizar a inscrição na SISAV o candidato poderá escolher 3 (três) instituições de destino, por ordem de preferência. Essa seleção prévia pode sofrer alterações posteriormente, a depender da escolha do aluno e da disponibilidade e número de vagas nas universidades de destino;
  • Após completar a inscrição no SISAV, o aluno deve preencher e enviar o Formulário de Mobilidade Internacional do ECI, inserindo todas as informações obrigatórias e documentações solicitadas;
  • Após a homologação da inscrição, o estudante será convocado para a entrevista, por meio do e-mail institucional (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.);
  • Compete ao aluno acompanhar o andamento do processo (homologação das inscrições, convocação para entrevista e divulgação dos resultados), assim como demais informações disponibilizadas no site eci.uem.br.

Custo de vida dos estudantes na Europa:

Os valores abaixo são apenas uma referência, tendo como base a experiência de 14 estudantes de graduação da UEM que realizaram mobilidade na Europa (Alemanha, Espanha, França, Itália e Portugal), entre os anos de 2021 e 2023. São dados informais que servem apenas para nortear o estudante. Algumas variáveis devem ser consideradas, por exemplo, país e cidade de destino e estilo de vida do estudante. Em sua maioria, as moradias são compartilhadas, alojamentos ou moradia estudantil. Os valores, expressos em € (Euros), correspondem a gastos mensais e não levam em consideração gastos com viagens, roupas e itens não essenciais.

Tabela de gastos mensais gerais presumidos na Europa

Item

Valor mensal em € (Euros)

Moradia

Gasto mensal total

Fonte: Levantamento informal realizado pelo ECI com estudantes
em mobilidade entre os anos de 2021 e 2023

Atendimento da Divisão de Mobilidade Internacional

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: +55 44 3011-4441

• +55 44 3011 4441