Sidebar

Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Ciências Humanas Letras e Artes
Mestrado Acadêmico
As pesquisas desenvolvidas no Programa de Pós-graduação em Filosofia manifestam o traço comum de tratar a filosofia como um campo de problemas atuais, para os quais o exame das fontes originais da história da filosofia é o subsídio necessário. A área de concentração é a Filosofia, o que expressa a orientação sobretudo temática, resguardando o Programa de concentrar-se em determinados períodos históricos, ao mesmo tempo em que se toma a História da Filosofia ela mesma como digna de questão. A abordagem histórica da filosofia permanece relevante, porém subordina-se à demarcação dos campos de investigação das linhas de pesquisa do Programa: Metafísica e Conhecimento e Estética e Filosofia Social. A organização das linhas de pesquisa do Programa reflete a preocupação com o desenvolvimento e constituição das questões filosóficas segundo duas vertentes. Por um lado, aborda-se a filosofia pela via da lógica e da ontologia, concentrando-se nas questões suscitadas pelo problema do conhecimento e da linguagem. Por outro lado, a relação entre arte e sociedade, tal como investigada pela filosofia, é tema de uma abordagem histórico-crítica, na qual o diálogo da filosofia com a cultura e a tradição vê-se refletido nas questões propriamente especulativas sobre a estética, a política e a história.
A linha de pesquisa Metafísica e Conhecimento aborda temas problematizados na História da Filosofia, tanto sob a forma de investigação sobre o ser e os modos de dizê-lo, quanto sobre a gênese e justificação do conhecimento. Analisa-se problemas metafísicos vinculados ao conhecimento da natureza e dos critérios da certeza racional, a descrição teórica da cognição e da mente, a ontologia dos objetos teóricos e a lógica a ela subjacente.
A linha de pesquisa Estética e Filosofia Social aborda relações, estabelecidas pela filosofia, entre arte e sociedade. Estuda-se a estética não só como filosofia da arte ou do belo artístico, mas como esfera da sensibilidade e da cultura, tanto do ponto de vista da educação moral e política, quanto como justificativa ou crítica da ordem social, ou como elevação do espírito humano.
Alexander Goncalves, Cristiano Perius, Evandro Luis Gomes, Jose Antonio Martins, Mateus Ricardo Fernandes Ferreira, Max Rogério Vicentini (Coordenador), Patricia Coradim Sita (Coordenador Adjunto), Paulo Ricardo Martines, Roberto Saraiva Kahlmeyer Mertens, Robespierre De Oliveira, Vladimir Chaves Dos Santos, Wagner Dalla Costa Felix, Wilson Antonio Frezzatti Junior.
Max Rogério Vicentini
Patricia Coradim Sita