Sidebar

Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado Profissional
Ciências Humanas Letras e Artes
Mestrado Profissional
O Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras), oferecido em rede nacional, é um curso de pós-graduação stricto sensu que conta com a participação de instituições de ensino superior públicas no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e é coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O programa tem como objetivo, em médio prazo, a formação de professores do ensino fundamental no ensino de língua portuguesa em todo o território nacional.
O público-alvo do Profletras é constituído por docentes de todas as gerações de egressos de cursos de graduação em Letras e que lecionam língua portuguesa no ensino fundamental.
Estudos da linguagem e práticas sociais: Estudos da língua, do texto, do discurso, dos letramentos e suas implicações para a formação na educação básica. Usos da linguagem, em contextos distintos de interação social. Abordagens teóricas sobre a linguagem na prática pedagógica. Investigações sobre o campo aplicado do ensino de língua materna.
Estudos literários: Discussões epistemológicas em torno do ensino de literatura, voltadas à formação do professor da educação básica. Formação do leitor literário. Abordagem, na escola, da variedade da produção literária, incluindo desde os textos de clássicos nacionais e mundiais às expressões de matriz africana e indígena brasileira. Mediação do professor para a experiência estética do ler e do escrever o texto literário.
Annie Rose dos Santos, Carmen Rodrigues de Lima, Cláudia Valéria Doná Hila (Coordenadora), Eliana Alves Greco, Flávia Zanutto, Lilian Cristina Buzato Ritter, Luciana Cristina Ferreira Dias di Raimo (Coordenadora Adjunta), Luciane Braz Perez, Margarida da Silveira Corsi, Wagner Vonder Belinato.
Cláudia Valéria Doná Hila
Luciana Cristina Ferreira Dias di Raimo