Sidebar

28
Qui, Mar

Programa de Pós-Graduação em Música

Tools
Nota 4
web-pmu-musica
Programa de Pós-Graduação em Música
Ciências Humanas Letras e Artes
Mestrado Acadêmico
O Programa de Pós-Graduação em Música da UEM fundamenta-se na articulação entre a prática artística musical, o estudo do conhecimento da música e as múltiplas formas de ensino e aprendizagem musical. A práxis, entendida como a ação de produção dos diferentes fenômenos musicais e abordada enquanto objeto de pesquisa, propicia a construção de um conjunto de reflexões teóricas que pretende superar a prática não reflexiva. Outrossim, a epistemologia da música, entendida como o estudo do conhecimento musical em sua multiplicidade de concepções e igualmente abordada enquanto objeto de pesquisa, deve propiciar um pensar musical que se articule com a prática. Nessa direção, o Programa abrange a compreensão das diferentes relações entre o ser humano, sua práxis musical e as diferentes formas de ensinar e apreender o conhecimento musical. As investigações a serem produzidas no âmbito deste Programa deverão refletir a preocupação em provocar o envolvimento da pesquisa em música com os fenômenos sociais e a área de concentração direciona o Programa para o desenvolvimento de habilidades investigativas e senso crítico, itens imprescindíveis para a produção científica e artística, assim como para a atuação no ensino musical.
Área de Concentração: Práxis e Epistemologia da Música.
Linha de Pesquisa I: Processos de Ensino e Aprendizagem Musical.
Estudos que consideram concepções de ensino e/ou aprendizagem musical no que se refere às suas dimensões pedagógicas, históricas, sociais, culturais e psicológicas.
Linha de Pesquisa II: Processos e Práticas de Construção e Expressão Musicais.
Estudo das formas de conhecimento musical nas suas articulações com a prática nos campos da interpretação, criação, teoria e estruturação da música.