Sidebar

Vespertino (V)
4 anos
7 anos
O curso de graduação em Artes Visuais – Licenciatura tem como objetivo formar professores de Artes Visuais para a atuação na Educação Básica e em espaços de educação não escolar, como ateliês, museus e galerias. Promove a capacitação para a produção, a pesquisa, a crítica e o ensino das Artes Visuais e a formação de egressos capazes de: interagir com as manifestações culturais, demonstrando sensibilidade e competência na criação, transmissão e recepção do fenômeno visual; desenvolver pesquisa científica e tecnológica em Artes Visuais, objetivando a criação, a compreensão, a difusão e o desenvolvimento da cultura visual; atuar, de forma significativa, nas manifestações da cultura visual, instituídas ou emergentes; atuar nos diferentes espaços culturais, especialmente em articulação com instituições de ensino específico de Artes Visuais; estimular criações visuais e sua divulgação como manifestação do potencial artístico.
A lei que estabelece o ensino de Arte nos diversos níveis da Educação Básica garante campo de trabalho em instituições escolares. Além disso, licenciados em Artes Visuais podem oferecer cursos livres de desenho, pintura, escultura, gravura, fotografia, vídeo e arte digital, por exemplo. Há ainda a possibilidade de inserção em instituições artísticas e culturais, como museus e galerias, com a realização de pesquisas, curadoria e projetos educativos. Podem ainda manter um trabalho autônomo como artistas visuais, abrindo seu próprio ateliê ou estúdio e trabalhar em outras áreas relacionadas à indústria criativa como moda, design, publicidade e cinema.