Pesquisar na Carta de Serviços

(HUM/DHE) Hemocentro Regional de Maringá

Suas competências básicas estão relacionadas ao atendimento hemoterápico e hematológico da população:
I. Atuar em harmonia com as diretrizes da Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde;
II. Funcionar como unidade de refêrência, descentralizando ações do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Paraná, contribuindo assim para a padronização dos procedimentos hemoterápicos;
III. Captar doadores de sangue promovendo a doação voluntária não remunerada;
IV. Realizar coleta de sangue interna e externa dentro da sua área de abrangência;
V. Processar e fracionar o sangue coletado dentro de rigorosas normas técnicas, de forma a obter hemocomponentes de alta qualidade;
VI. Realizar exames sorológicos dos doadores;
VII. Realizar exames de coagulação para pacientes ambulatoriais;
VIII. Realizar controle de qualidade de hemocomponentes;
IX. Fornecer sangue e hemocomponentes dentro da área de abrangência, preferencialmente à rede SUS e aos hospitais conveniados;
X. Realizar atendimento ambulatorial hemoterápico e hematológico a pacientes portadores de hemopatias cadastrados na Unidade;
XI. Captar e cadastrar candidatos à doação de medula óssea;
XII. Realizar cursos e treinamentos referentes às questões hemoterápicas, qualificando e capacitando profissionais técnicos na área de Hematologia e Hemoterapia para unidades menores da Rede Hemoterápica Paranaense (hemonúcleos, unidades de coleta e agências transfusionais) da Macro Região IV;
XIII. Estimular e realizar estudos, pesquisa científica, garantindo a qualidade dos produtos na sua área de abrangência.
O Hemocentro Regional de Maringá foi criado como uma entidade de âmbito regional, de natureza pública para atuação macro-regional na área hemoterápica e hematológica, na forma de um convênio entre UEM e SESA (na ocasião Fundação Caetano Munhoz da Rocha), sendo de sua responsabilidade coordenar e desenvolver as ações estabelecidas na Política de Sangue e Hemoderivados do estado para a macro-região de saúde, abrangendo uma população de 1.647.412 (Hum milhão, seiscentos e quarenta e sete mil e quatrocentos e doze) habitantes. Este convênio se mantém até os dias atuais com algumas alterações.
O Hemocentro Regional de Maringá é uma Diretoria do Hospital Universitário Regional de Maringá da Universidade Estadual de Maringá e iniciou suas atividades em 1992 com atuação em Maringá e Macro Região IV, que compreende 28 (vinte oito) municípios da 15ª Regional de Saúde, e presta assistência à rede de serviços de saúde na área de hematologia e hemoterapia, suprindo as necessidades de sangue, hemocomponentes e hemoderivados. Além do Hospital Universitário Regional de Maringá, o Hemocentro atende os hospitais pertencentes aos municípios que compõem a 15ª Regional de Saúde e abastece a Agência Transfusional de Colorado. Além disso, freqüentemente encaminha às unidades de Hemoterapia da Hemorrede parte do seu estoque produzido, contribuindo para o abastecimento de sangue no Estado do Paraná.
É uma unidade de referência para a macrorregião, sendo responsável pela captação de doadores de sangue para promoção da doação voluntária não remunerada; coleta de sangue interna e externa através da unidade móvel de coleta; processamento do sangue coletado pelo Hemocentro de Maringá e pela Unidade de Coleta e Transfusão de Cianorte; execução de exames sorológicos de doadores de sangue; controle de qualidade de hemocomponentes do Hemocentro de Maringá e alguns parâmetros para a Unidade de Coleta e Transfusão de Cianorte, Unidade de Coleta e Transfusão de Jacarezinho, Hemonúcleo de Umuarama, Hemonúcleo de Campo Mourão, Hemonúcleo de Paranavaí e Hemonúcleo de Apucarana; fornecimento de sangue e hemocomponentes dentro da área de abrangência e para demais unidades da rede Hemepar, preferencialmente à rede SUS e aos hospitais conveniados; captação e cadastro de candidatos à doação de medula óssea.
O Hemocentro ainda conta com um ambulatório de Hematologia e Hemoterapia que é referência para atendimento de coagulopatias hereditárias e hemoglobinopatias para a 15ª Regional de Saúde e realiza sangrias e transfusões a nível ambulatorial.
Na área de pesquisa, ensino e extensão, o Hemocentro realiza cursos e treinamentos internos para seus servidores e para os Hospitais conveniados. Recebe estagiários de cursos da Universidade Estadual de Maringá (UEM), participa do programa de residência multiprofissional e recebe visitas técnicas solicitadas por diversas instituições de ensino de Maringá.
Em busca de novas oportunidades e com o objetivo de implantar a modernização gerencial, o Hemocentro implantou em 2009 um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) e foi certificado na norma ISO 9001:2008 em março de 2011. Foi o primeiro Serviço de Hemoterapia da Rede Pública do Estado do Paraná a obter a certificação ISO 9001 e o único até o momento. Já passou por diversas auditorias externas e tem mantido as melhores práticas garantindo eficiência e eficácia a todos os processos que fazem parte da rotina de trabalho. Em fevereiro de 2018 foi recertificado na nova Norma ISO 9001:2015. O processo interno de adequação dos processos aos conceitos da nova versão da norma qualificou a equipe e evoluiu para a Gestão de Riscos, conferindo ao Hemocentro um Sistema da Gestão de Qualidade com padrão internacional.
Av. Mandacaru, 1600
Maringá
Atendimento ao doador de sangue:
Segunda-feira a Sexta-feira
7:00 às 18:30