Pesquisar na Carta de Serviços

(PEN/CAP) Colégio de Aplicação Pedagógica da UEM

O Colégio atende a educação básica: Ensino Fundamental - Anos Iniciais; Ensino Fundamental - Anos Finais e Ensino Médio.
Em 1974, através do Decreto nº 5.537/74, de 29 de maio, o Governador do Estado do Paraná, Emílio Gomes, cria e autoriza o funcionamento progressivo do Centro Estadual de Aplicação Pedagógica de 1º grau da Universidade Estadual de Maringá. Tal Decreto visava o atendimento ao Decreto-Lei nº 9.053, de 12 de março de 1946, do Presidente da República, Eurico G. Dutra, visando a prática docente dos alunos matriculados nos cursos de Didática. Nessa perspectiva, estabelecem-se as seguintes finalidades ao referido Centro de Aplicação Pedagógica, que em 28 de maio de 2004, através da Resolução nº 1.962/04, da Secretaria de Estado da Educação, passou a ser denominado como Colégio de Aplicação Pedagógica da Universidade Estadual de Maringá – Ensino Fundamental e Médio:
- Servir como laboratório de investigação, testagem e experimentação de técnicas pedagógicas;
- Servir como centro inovador e catalisador do processo de inovação pedagógica;
- Prestar serviços à comunidade relacionados a sua finalidade;
- Servir como campo de estágios para os cursos de licenciatura e demais cursos da Universidade Estadual de Maringá.
O Colégio de Aplicação Pedagógica da UEM é uma instituição de ensino, conveniada com a Secretaria de Educação do Estado do Paraná - SEED. Assim, o quadro de pessoal que atua no Colégio é composto por profissionais com vínculo na UEM e na SEED.
O Termo de Cooperação Técnica (convênio) firmado entre a Universidade Estadual de Maringá - UEM e esta Secretaria de Estado da Educação - SEED tem por objetivo atender a escolarização de estudantes do Ensino Fundamental - Anos Iniciais e Finais, bem como o Ensino Médio, sendo um espaço de aplicação e fonte de pesquisas educacionais por profissionais da referida universidade, que atuam nos cursos de licenciatura. Além disso, servir de centro de inovação pedagógica e campo de estágios dos alunos de licenciatura da UEM. O programa de Estágio Supervisionado não obrigatório aprovado pela Lei Federal nº 11.788/2008 e pelo Decreto Estadual nº 8.654/2010 possibilita ao CAP/UEM um trabalho diferenciado das demais escolas da rede estadual, desenvolvido por acadêmicos de diferentes licenciaturas que atuam com estágio remunerado, auxiliando alunos em diferentes áreas do conhecimento, acompanhando os professores em sala de aula ou em forma de monitorias no período de contraturno. Atualmente os estagiários são supervisionados pela coordenação de Estágios, Projetos e Monitorias e pelos pedagogos de cada segmento e atuam em sala de aula auxiliando professores e com monitoria.
O Colégio de Aplicação Pedagógica da UEM é uma instituição de ensino pública que oferta as etapas da Educação Básica de nível Fundamental e Médio. Atende a modalidade da Educação Especial, com salas de recursos específicas conforme a necessidade educacional dos alunos:
- Sala de Apoio em Língua Portuguesa e Matemática para os alunos do Ensino Fundamental e Médio;
- Sala de Recursos – Área da Deficiência Intelectual e Distúrbios de Aprendizagem para alunos do Ensino Fundamental I e II; Sala de Recursos – Altas Habilidades/Superdotação para alunos de todo o Ensino Fundamental;
- Professor de Apoio Comunicação Alternativa;
- Professor de Apoio – Transtornos Globais do Desenvolvimento.
O Colégio oferta ainda aos alunos os seguintes programas:
- Aulas Especializadas de Treinamento Esportivo (AETE) de Atletismo, Xadrez, Programa Esporte Cidadão Unilever (PRECUNI/NIV) de Voleibol e Brigadas Escolares – Defesa Civil na Escola.
Av. Colombo, 5790 - Blocos T11, T12 ,T13 e T14
Maringá