Laboratório de Materiais

Silvia Luciana Fávaro Rosa
Departamento de Engenharia Mecânica
Cléber Santiago Alves
O Laboratório de Materiais foi criado no ano de 2007, localizado no bloco o27 atende principalmente alunos de graduação e pós-graduação do curso de Engenharia Mecânica. Possui máquina universal de ensaios mecânicos, máquina de ensaio de resistência ao impacto e entalhadora, Durômetro Rockewell e Shore, Forno de fusão a arco voltaico, fornos muflas, estufas e balanças.
Engenharias
São realizadas atividades de ensino nas disciplinas de ensaios de materiais e tratamentos térmicos ofertadas para o curso de Engenharia Mecânica. Também são realizadas atividades de pesquisa como a preparação de ligas metálicas e caracterização de materiais poliméricos e compósitos, onde são realizados ensaios de resistência à tração, ao impacto e dureza.
Ensaios Mecânicos
Ligas Metálicas