Laboratório de Física do Solo

Cássio Antonio Tormena
Agronomia
Técnico Reinaldo Bernardo
O laboratório de Física do Solo teve início no ano de 2000. Possui estrutura física de cerca de 100 metros quadrados e dispõem de equipamentos dedicados a análise granulométrica de solo, estudos de retenção de água em solos, estudo de resistência mecânica dos solos ao crescimento de raízes, fluxo de água e ar em amostras de solo. Atualmente são desenvolvidas atividades de pesquisa pelo coordenador e seus orientados de iniciação científica, mestrado e doutorado. Também é utilizado em atividades de ensino de Física do Solo para alunos do curso de Agronomia e para o estudantes de mestrado e Doutorado.
Agrárias
As atividades realizadas são as seguintes:
a) análise granulom´terica de solos;
b) curva de retenção de água;
c) medidas de condutividade hidráulica do solo;
d) Medidas da permeabilidade do solo ao ar;
e) Medidas de resistência do solo á penetração.
Projetos de pesquisas institucionais e de pós-graduandos tem sido conduzidos gerando informações cujo impacto pode ser medido pelas publicações em periódicos nacionais e internacionais.
física do solo; água no solo; estrutura do solo; qualidade física do solo; sustentabilidade.

Departamento de Agronomia
Agronomia