• Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Laboratórios

Laboratório de Controle Biológico, Morfologia e Citogenética de Insetos

laboratorio-n1
Helio Conte
DBC
Docente
Profa. Dra.Satiko Nanya
Ronaldo Roberto Tait Caleffe
Bruno Vinicius Daquila
Richard Henrique S.Bergamo
Ana Elisa Moraes de Oliveira
Fabio de Deus Oliveira Junior
Matheus Verissimo Varoni
Felipe Tavares Guimarães
Milene Satiko Matuo Yoshida
Cássia Maria Moraes Batista
Jéssica da Silva Queiroz
Juliana Maria de Pascoli
Rafaela Marques Baccarin
Juliane Caroline Kubiak
O Laboratório foi criado em 2003 no DBC e suas atividades estão voltadas para o material biológico INSETOS. A partir da criação do curso de Pós-Graduação em Biotecnologia Ambiental (PBA) introduziu estudos com diferentes espécimes e expandiu a área de Controle Biológico e Alternativo.
Biológicas
O Laboratório mantém criação de insetos (Lepidoptera; Diptera; Coleoptera; Hymenoptera e Neuroptera) em dieta artificial. A criação de insetos em dieta artificial iniciou-se com a Drosophyla melanogaster supervisionada pela Prof. Dra. Satiko Nanya.
A partir de 2003 iniciamos a criação em dieta artifical da broca da cana-de-açúcar (Diatraea saccharalis) supervisionada pelo Prof. Dr. Helio Conte, atualmente com a participação do Doutorando Bruno Vinicius Daquila.
Os espécimes biológicos são utilizados nos projetos de pós-graduação, PIBIC, PIC, TCC, aulas de Especialização presencial e EAD; Aulas da UNATI e disciplinas ministradas na graduação.
Trabalhamos com Entomologia Forense mantendo criação em dieta artificial de Diptera (Chrysomya megacephala), supervisionada pelos Doutorandos Ronaldo Roberto Tait Caleffe e Stefany Rodrigues de Oliveira, visando atender os projetos que estão sendo desenvolvidos.
Realizamos estudos de morfologia interna e externa em insetos; histologia; ultraestrutura com MEV e MET; Aplicações de Entomopatógenos; Controle alternativo com óleos essenciais. Ministramos Palestras na Comunidade; cursos de curta duração em eventos. Na área externa ao laboratório mantemos um borboletário supervisionado pela Profa. Dra. Satiko Nanya visando atender pesquisas e execução de projetos. A partir de 2019 sob a supervisão do Doutorando Bruno Vinicius Daquila iniciamos a criação em dieta artificial de Cotesia flavipes (Hymenoptera; Braconidae) e Ceraeochrysia claveris (Neuroptera; Chrysopidae).
Insetos; Controle Biológico; Dieta Artificial; Morfologia; Ultraestrutura;
2003
Sim
Sim
Sim
Sim
Sim
Não

Áreas atendidas

Todos os Departamentos que nos procuram para desenvolver atividades com insetos.
No DBC (Depto. de Biotecnologia e Biologia Celular) mantemos as seguintes interações:
Laboratório da Profa. Dra. Maria Claudia Ruvolo Takasusuki - os pós-graduandos Stefany Rodrigues de Oliveira; João Marcos Figueiredo Matano; Wingly Santos Beltrame que desenvolvem pesquisas com Controle Biológico.
Laboratório do Prof. Dr. João de Alencar Pamphile - os pós-graduandos João Arthur dos Santos Oliveira; Emmanuel Predestin; Bianca Rosini que desenvolvem pesquisas com Controle Biológico.
Curso de Ciências Biológicas.
Curso de Tecnologia em Biotecnologia.
Curso de Biotecnologia
UNATI - Universidade da Terceira idade.
Cursos de Especialização Presencial e EAD - DBC.
Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Ambiental.
Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular
Atendemos a comunidade quando nos procuram para identificação de espécimes de insetos; Palestras e mini-cursos.

Contato

Físicos, Químicos, Biológicos
Sim

© 2024 Universidade Estadual de Maringá • Assessoria de Comunicação Social • Coordenadoria de Promoção e R.P.