Laboratório de Controle Biológico, Morfologia e Citogenética de Insetos

Juliana Maria de Pascoli
Rafaela Marques Baccarin
Juliane Caroline Kubiak
O Laboratório foi criado em 2003 no DBC e suas atividades estão voltadas para o material biológico INSETOS. A partir da criação do curso de Pós-Graduação em Biotecnologia Ambiental (PBA) introduziu estudos com diferentes espécimes e expandiu a área de Controle Biológico e Alternativo.
Biológicas
O Laboratório mantém criação de insetos (Lepidoptera; Diptera; Coleoptera; Hymenoptera e Neuroptera) em dieta artificial. A criação de insetos em dieta artificial iniciou-se com a Drosophyla melanogaster supervisionada pela Prof. Dra. Satiko Nanya.
A partir de 2003 iniciamos a criação em dieta artifical da broca da cana-de-açúcar (Diatraea saccharalis) supervisionada pelo Prof. Dr. Helio Conte, atualmente com a participação do Doutorando Bruno Vinicius Daquila.
Os espécimes biológicos são utilizados nos projetos de pós-graduação, PIBIC, PIC, TCC, aulas de Especialização presencial e EAD; Aulas da UNATI e disciplinas ministradas na graduação.
Trabalhamos com Entomologia Forense mantendo criação em dieta artificial de Diptera (Chrysomya megacephala), supervisionada pelos Doutorandos Ronaldo Roberto Tait Caleffe e Stefany Rodrigues de Oliveira, visando atender os projetos que estão sendo desenvolvidos.
Realizamos estudos de morfologia interna e externa em insetos; histologia; ultraestrutura com MEV e MET; Aplicações de Entomopatógenos; Controle alternativo com óleos essenciais. Ministramos Palestras na Comunidade; cursos de curta duração em eventos. Na área externa ao laboratório mantemos um borboletário supervisionado pela Profa. Dra. Satiko Nanya visando atender pesquisas e execução de projetos. A partir de 2019 sob a supervisão do Doutorando Bruno Vinicius Daquila iniciamos a criação em dieta artificial de Cotesia flavipes (Hymenoptera; Braconidae) e Ceraeochrysia claveris (Neuroptera; Chrysopidae).
Insetos; Controle Biológico; Dieta Artificial; Morfologia; Ultraestrutura;

Todos os Departamentos que nos procuram para desenvolver atividades com insetos.
No DBC (Depto. de Biotecnologia e Biologia Celular) mantemos as seguintes interações:
Laboratório da Profa. Dra. Maria Claudia Ruvolo Takasusuki - os pós-graduandos Stefany Rodrigues de Oliveira; João Marcos Figueiredo Matano; Wingly Santos Beltrame que desenvolvem pesquisas com Controle Biológico.
Laboratório do Prof. Dr. João de Alencar Pamphile - os pós-graduandos João Arthur dos Santos Oliveira; Emmanuel Predestin; Bianca Rosini que desenvolvem pesquisas com Controle Biológico.
Curso de Ciências Biológicas.
Curso de Tecnologia em Biotecnologia.
Curso de Biotecnologia
UNATI - Universidade da Terceira idade.
Cursos de Especialização Presencial e EAD - DBC.
Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Ambiental.
Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular
Atendemos a comunidade quando nos procuram para identificação de espécimes de insetos; Palestras e mini-cursos.

Físicos, Químicos, Biológicos