Laboratório de Metabolismo Hepático e Radioisótopos - LMH

Dra. Anacharis Babeto de Sá-Nakanishi
Dr. Jurandir Fernando Comar
Dra. Lívia Bracht
O Laboratório de Metabolismo Hepático e Radioisótopos foi criado em 1981 pelo Prof. Dr. Adelar Bracht, que após doutoramento na Ludwig-Maxillian University (Munique, Alemanha), implantou pela primeira vez na UEM a técnica de perfusão de fígado de rato e o uso de radioisótopos como técnica analítica.
As linhas de pesquisa do Laboratório são voltadas para o estudo do metabolismo energético em células de mamíferos, especialmente células hepáticas, mas também de cérebro, coração e intestino. Os enfoques principais são:
- Regulação do metabolismo energético e ação hormonal;
- Ação de drogas e produtos naturais;
- Cinética de transporte utilizando radioisótopos;
- Enzimologia e cinética enzimática;
- Estresse oxidativo.
As principais ferramentas de pesquisa são o fígado em perfusão, células isoladas, homogenato de tecidos e organelas subcelulares isoladas, principalmente mitocôndrias. Para esta finalidade são utilizados ratos e camundongos saudáveis ou com patologias experimentais que mimetizam doenças humanas, como a artrite reumatoide e o diabetes mellitus.
Biológicas
Informar as principais atividades desenvolvidas no laboratório, tais como medidas, análises, estudos, projetos...
Fígado em perfusão
Estresse oxidativo