Laboratório de ensino de Matemática (LEM)

logo-lem
Sandra Regina D’Antonio Verrengia
DMA
Docentes:

João Cesar Guirado
Akemi Yamagata Yamamoto
Vanessa Cristina Rhea

Discentes:

Karlos Emanuel Costantino
Bruno Daufemback
Flávia do Nascimento Borges
Lorrayne Vitoria Carraro Ribeiro
Stéfane Soler Yoshida
Mayara Sugigan
O Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) é um projeto de extensão do DMA desde de a metade da década de 1980, recebendo diferentes denominações, porém, a partir de 2010, torna-se projeto permanente, vinculado à Diretoria de Extensão da UEM.
É um espaço destinado ao desenvolvimento de atividades didático-pedagógicas que buscam aliar teoria e prática visando promover a integração entre Ensino, Pesquisa e Extensão em Matemática. Tais atividades são implementadas em oficinas e minicursos de formação inicial e continuada que atendem tanto as demandas dos cursos de licenciatura em Matemática e Pedagogia, quanto às necessidades de formação docente das redes de ensino auxiliando profissionais da Educação Infantil, Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio.
Possuí uma sala com capacidade para 30 pessoas que conta com acervo de jogos e materiais manipulativos voltados para o ensino de matemática que estão disponíveis para a consulta e empréstimo.
Recebe visitas de escolas e presta assessoria a estabelecimentos de ensino e profissionais da educação que tenham interesse em conhecer e trabalhar com os materiais desenvolvidos ou que desejem criar um laboratório de ensino de matemática em suas unidades escolares.
Exatas e da Terra
Elaboração, analise e avaliação de materiais didáticos e atividades que possibilitem a melhoria na relação ensino/aprendizagem da Matemática;
desenvolvimento de atividades que preparem os licenciandos dos cursos de Matemática e de Pedagogia, para o trabalho em escolas da Educação Básica; estimulo a alunos de graduação para atuarem com o pesquisadores em sala de aula; consolidação de grupos de estudos e pesquisas contribuindo, dessa forma, com o desenvolvimento de uma cultura de base científica na formação dos professores de Matemática e Pedagogia; estabelecimento de relações entre a Universidade e a Comunidade, levando os profissionais da área de ensino de Matemática e Pedagogia, em formação inicial e/ou continuada, a reflexões aliando teórica e prática, dentro das necessidades da rede de ensino local; incentivo a criação e apoio dos Clubes e Laboratórios de Matemática nos diversos sistemas de ensino; promoção de cursos e oficinas pedagógicas para a formação inicial e continuada de professores de Matemática e Pedagogia da Educação Básica dos sistemas de ensino de Maringá e região.
Ensino de Matemática, Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação; Jogos e Recursos Pedagógicos.

Departamento de Matemática e de Teoria e Prática Pedagógica
Licenciatura em Matemática