Laboratório de Pesquisa - Núcleo de pesquisas em sistemas fotodinâmicos

DQI
Wilker Caetano (Líder)
Noboru Hioka (Líder)
Nosso grupo de pesquisas tem se consolidado investindo em pesquisas inovadoras no campo da Terapia Fotodinâmica (TFD) ou Fotoquimioterapia antitumoral e antimicrobiana associada à Nanotecnologia Farmacêutica e Nanomedicina, com inclusão de aspectos sustentáveis e da química verde. As pesquisas desenvolvidas no NUPESF estão diretamente associadas à formação de recursos humanos através de temas de teses de alunos de doutoramento e mestrado, vinculados por sua vez, de forma geral, ao desenvolvimento (processamento e produção), caracterização estrutural e espectroscópica (fotofísica molecular/ atividade fotodinâmica) de fármacos fotoativos (FS; moléculas fotossensibilizadoras sintéticas e naturais), associados à pesquisa na área da Físico-Química Coloidal/Nanotecnologia vislumbrando o desenvolvimento de Nanoplataformas biomédicas inovadoras (nanoesferas e nanocápsulas termorresponsivas, furtivas, bioativas e biocompatíveis) de uso parenteral, dérmica e transdérmica através do processamento de nanoestruturação de biomateriais poliméricos (biocompatíveis, bioativados, biodegradáveis), biomoléculas e moléculas bioativas naturais. O objetivo final é a produção e patenteamento de nanomedicamentos com propriedades fotoquimioterapêuticas e de biodisponibilidade (“drug-delivery”) otimizadas, de baixa toxicidade e custo. Desta forma, em consonância com os objetivos propostos neste projeto de pesquisa, vislumbrando-se um próximo passo inovativo no sentido da Terapia Multimodal Poliquimioterápica (TMP) de tumores e DIPs, agregando-se adicionalmente a possibilidade de fotodiagnóstico prévio (ação fotofísica/biofísica), seguido da ação bioquímica do fármaco (quimioterapia e efeito sinergístico das NPS), e finalmente ação fotoquímica sobre a doença (foto. Ambos envolvendo efeitos farmacológicos diferentes, eficazes, seguro, localizado e minimizando o efeito de resistência genética pelo microrganismo.
Exatas e da Terra
. Nosso grupo de pesquisa também criou e coordena desde 2012 a “Rede Paranaense de Inovação e Desenvolvimento de Insumos Farmacêuticos para Terapia Fotodinâmica (TFD) em Doenças Negligenciadas e Tumores em Tecidos Moles — UEM”, firmado (e oficializado) através do TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICO – FINANCEIRA N° 75/12 entre a SETI/UGF/PR (Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior/ Unidade Gestora do Fundo Paraná) e Universidade Estadual de Maringá (UEM). A Rede congrega as Universidades Estaduais de Maringá (UEM), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) e Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), com o envolvimento de professores e alunos de pós-graduação distribuídos em diferentes grupos de Pesquisa de diferentes departamentos, reforçando o caráter multidisciplinar da Rede. A idéia surgiu com a observação da relevância e do caráter multidisciplinar da Terapia Fotodinâmica (TFD) a partir dos medicamentos (fármacos fotoativos e formulações) eficazes desenvolvidos em nosso grupo de pesquisa. Tem como objetivos estruturar e fortalecer as unidades de pesquisa em torno da TFD nas Universidades Estaduais Paranaenses, equipando-as, dando suporte financeiro e definindo as linhas de atuação e especialidade de cada unidade de pesquisa voltada à geração de novos insumos farmacêuticos para a terapia fotodinâmica, com alvo nas doenças negligenciadas e tumores de tecidos moles; propor estudo piloto para integração, capacitação e qualificação das unidades de TFD seguindo normas para registro de novos medicamentos ou novas associações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e guia para indústria farmacêutica da agência Food and Drug Administration (FDA/EUA). Ademais, visa a propositura de um estudo piloto para a integração, a capacitação e a qualificação das unidades de Terapia Fotodinâmica no Estado.
Nanotecnologia; Nanomedicina; Fármacos Fotoativos; Fotoquimioterapia; Terapia Fotodinâmica.
Patente

DQI e Departamentos/IES participantes da Rede Paranaense de Terapia Fotodinâmica.
PQU/UEM e PROFNIT/UEM

Químicos