Laboratório de Esteatose Experimental

Rodrigo Polimeni Constantin
Emy Luiza Ishii Iwamoto
Jorgete Constantin
O Laboratório de Esteatose Experimental é composto por professores pesquisadores e alunos de graduação e de pós-graduação, que atuam em temas relacionados às patologias de grande prevalência na população, como a obesidade decorrente de dieta hipercalórica. Assim, realizamos estudos dos mecanismos moleculares envolvidos na patogênese da esteatose hepática induzida em camundongos e ratos machos e fêmeas, o que também nos permite um estudo comparativo entre gêneros.
A obesidade nestes animais pode ser induzida, por exemplo, pela utilização de dieta hiperlipídica. Para a elucidação das bases moleculares envolvidas nestes processos, utilizamos parâmetros metabólicos obtidos por diversas técnicas. Dentre elas citamos a técnica de perfusão hepática, medidas específicas de atividade enzimática em homogenatos celulares, medidas de expressão gênica de enzimas e de fatores nucleares de transcrição, dentre outras.
Biológicas
O Laboratório de Esteatose Experimental centraliza suas atividades em aspectos relacionados com regulação metabólica, cinética enzimática, estresse oxidativo e metabolismo energético mitocondrial. A ação de xenobióticos também pode ser avaliada de diferentes formas. As análises experimentais podem ser realizadas in vitro, in vivo ou ex vivo.
Esteatose; obesidade; metabolismo; mitocôndria, xenobióticos.

Departamento de Bioquímica.
Bacharelado em Bioquímica, Ciências Biológicas, Zootecnia, Medicina, Farmácia, Biomedicina, Enfermagem, Educação física, entre outros.
- Programa de Pós-Graduação em Bioquímica.

- Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas.

Físicos, Químicos
Comuns, Recicláveis, Químicos, Biológicos, Radiológicos