Laboratório de Bioquímica de Microorganismos e Alimentos

DBQ
Cristina Giatti Marques de Souza

Rafael Castoldi
O Laboratório de Bioquímica de Microrganismos e de Alimentos (LBM) iniciou suas atividades em 1990. No LBM realizamos pesquisas buscando compreender as interações positivas dos microrganismos com o homem e o ambiente. As pesquisas podem ser enquadradas nas seguintes áreas:

a) Bioquímica de alimentos: isolamento, purificação e caracterização físico-química de compostos bioativos de microrganismos. Transformações dos alimentos pelos microrganismos.

b) Bioquímica ambiental: biodegradação, bioacumulação e biorremediação de pesticidas e corantes sintéticos por microrganismos.

c) Enzimologia aplicada: fungos ligninolíticos e agregação de valor a resíduos agro-industriais

d) Bioquímica das fermentações: pré-tratamentos biológicos de fibras e geração de açúcares fermentescíveis. Contribuições para as biorrefinarias.
Biológicas
1. Análises de atividade antioxidante
2. Determinação de atividades enzimáticas
3. Avaliação da composição química de cogumelos e vegetais