Laboratório de Ictioparasitologia

NUP
Técnico
Ricardo Massato Takemoto
O Laboratório de Ictioparasitologia teve sua origem com o início das atividades do Nupélia através do membro fundador do Núcleo, Prof. Dr. Gilberto Cezar Pavanelli. Hoje coordenado pelo Dr. Ricardo Massato Takemoto, o laboratório é referência Nacional e Internacional no estudo dos parasitas de peixes, envolvendo as áreas de Taxonomia, Ecologia, Aquicultura e Patologia. Atende alunos de graduação no desenvolvimento de estágio e monografia e orientação de alunos de Pós-graduação em nível de especialização, mestrado, doutorado e Pós-doutorado, no desenvolvimento das monografias, dissertações e teses. Atualmente, o laboratório desenvolve pesquisas na Planície de Inundação do Alto rio Paraná, reservatórios de vários estados do Brasil e em Pisciculturas.

O Laboratório mantém intercâmbio com vários pesquisadores de outras instituições e outros países como Argentina, Chile, Peru, Portugal, Suíça, Nova Zelândia, República Tcheca e Estados Unidos. Os conhecimentos obtidos nessas pesquisas foram publicados em vários artigos científicos, capítulos de livros e livros.
Biológicas
O Laboratório de Ictioparasitologia desenvolve pesquisas financiadas pelos Órgãos de fomento do governo (CNPq, Fundação Araucária) e de alunos de graduação e Pós-graduação (Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado). O laboratório também presta serviços de diagnóstico de parasitoses em peixes de cultivo.
Parasitologia; Doenças; Peixes; Ecologia; Piscicultura

Nupelia. DBI, DZO
Ciências Biológicas, Zootecnia, Medicina Veterinária. Engenharia de Pesca, Engenharia Ambiental.
Programa de Pós-graduação em Biologia Comparada e Programa de Pós-graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais

Químicos