Laboratório de Citologia Clínica/ LEPAC

-Raquel Pantarotto Souza (docente);
-Mary Mayumi Taguti Irie (farmacêutica- bioquímica);
- Fabiana Nabarro Ferraz (farmacêutica- bioquímica);
- Maria Aparecida Pinheiro da Silva (técnica de laboratório)
O LEPAC – Laboratório de Ensino e Pesquisa em Análises Clínicas afeto ao Departamento de Análises Clínicas e Biomedicina foi criado em 1982, é um projeto de ensino que passou a funcionar em caráter permanente a partir de 1983. Logo em seguida, o Laboratório de Citologia Clínica passou a funcionar realizando os exames laboratoriais de análise de citologia oncótica de colo de útero, urinálise, urocitograma, espermograma e citologia nasal. Desde o ano de 2014, realiza a análise de citologia oncótica de colo de útero, ofertada à população do Estado do Paraná, sendo o único laboratório público a participar no referido edital de chamamento (nº 08/2013 da Secretaria de Estado da Saúde do Estado do Paraná) e ser contemplado. Atualmente, foi contemplado novamente através do Edital de Chamamento nº 029/2018, da Secretaria de Estado da Saúde, do Estado do Paraná que previu o contrato de empresas especializadas prestadoras de serviços, credenciadas ao SUS, especificamente para a realização de análise de citologia oncótica de colo de útero, como único laboratório público a ser prestador novamente. Oferece estrutura física e pessoal qualificado para a coleta do material cérvico-vaginal para os exames de colpocitologia oncótica e detecção do DNA do HPV, com infra-estrutura para os diagnósticos e procedimentos laboratoriais de análise de citologia oncótica de colo de útero, urinálise, e espermograma, com pessoal qualificado, equipamentos e reagentes para estes fins.
Saúde
O laboratório de Citologia Clínica do LEPAC/UEM atua no atendimento da população universitária, SUS e particulares, com a realização de exames laboratoriais de análise de citologia oncótica de colo de útero, urinálise e espermograma. Ainda visando o atendimento a população, possui um projeto de prestação de serviços nas áreas de urinálise, espermograma e colpocitologia oncótica. Também, desenvolve diversos projetos de pesquisa enfocando principalmente os resultados de citopatologia cervicovaginal e atua em projeto de extensão, com acompanhamento periódico das pacientes acometidas por quadros patológicos cérvico-uterinos, estimulando a participação de acadêmicos da área da saúde em práticas de Saúde Pública.
Colpocitologia oncótica;
câncer cervical;
diagnóstico;
urinálise;
espermograma

Departamento de Análises Clínicas e Biomedicina
Biomedicina
Farmácia
-Programa de Biociências e Fisiopatologia - UEM;
-Programa de Ciências da Saúde- UEM;
-Residência em Farmácia com Ênfase em Análises Clínicas na Atenção à Urgência e Emergência

Físicos, Químicos, Biológicos, Ergonômicos
Comuns, Recicláveis, Químicos, Biológicos