Laboratório de Microbiologia Médica

Técnica: Adriana Rossetto Barriviera
Técnica: Maria Aparecida Manzotti
Técnica: Vilma Galvão da Motta
O laboratório de microbiologia médica (LMM), criado em 1994, está vinculado ao Departamento de Ciências Básicas da Saúde da Universidade Estadual de Maringá e está localizado no 1º andar do Bloco I-90 nas salas 114 a 117. Somos um laboratório de ensino, pesquisa e extensão que atende os cursos de graduação em farmácia, biomedicina, medicina, odontologia, biotecnologia, engenharia de alimentos, biologia, enfermagem e bioquímica e os programas de pós-graduação em biociências e fisiopatologia (PBF) e ciências da saúde (PCS).
Atuamos na área de microbiologia aplicada em resistência a antimicrobianos, infecção hospitalar, biologia molecular e epidemiologia. No últimos anos, a pesquisa científica produzida no LMM tem abrangido temas como: redução de custos hospitalares por meio de um programa de vigilância de bactérias multirresistentes; caracterização fenotípica, genotípica e estudo do perfil de sensibilidade aos antimicrobianos contra bactérias gram-positivas e gram-negativas; caracterização dos mecanismos de resistência aos antimicrobianos em bactérias isoladas na comunidade e em hospitais.
Saúde
O LMM realiza tipificação molecular, pesquisa de genes de resistência aos antimicrobianos em bactérias Gram-positivas e Gram-negativas, determinação da sensibilidade aos principais antimicrobianos usados na prática clínica, estudos de combinação de fármacos, estudos envolvendo farmacocinética e farmacodinâmica, avaliação de fatores que podem influenciar o tratamento antimicrobiano como o pH, investigação de bactérias de difícil identificação, dentre outras atividades. Além disso, o laboratório desenvolve projetos em parceria com o Hospital Universitário de Maringá (HUM) e realiza detecção molecular dos genes de resistência aos antimicrobianos em bactérias isoladas de pacientes atendidos no HUM, contribuindo com o controle e redução da disseminação de bactérias multirresistentes.
Infecção hospitalar; resistência bacteriana; tratamento antimicrobiano; genes de resistência; epidemiologia

Departamento de Ciências Básicas da Saúde
Farmácia, biomedicina, medicina, odontologia, biotecnologia, engenharia de alimentos, biologia, enfermagem e bioquímica
Biociências e Fisiopatologia (PBF) e Ciências da Saúde (PCS)