Comcap - Laboratório de Análises Termogravimétricas e Calorimetria

Analisador Termogravimétrico Simultâneo modelo Netzsch STA 409 PG;
Calorímetro Exploratório Diferencial, modelo TA DSC Q20;
Analisador Mecânico Dinâmico modelo TA DMA Q800;
Texturomêtro modelo TA XT Plus.
Exatas e da Terra
Analisador Termogravimétrico TGA Q50:
O TGA Q50realiza análise termo analítica de perda e/ou ganho de massa de uma amostra em função de temperatura ou tempo. Seu funcionamento básico consiste em umatermobalança que realiza a pesagem contínua da amostra em função da temperatura.As análises são realizadas em temperaturas de -70º C até 340º C.
O equipamento STA 409 PG da Netzsch é um Analisador Termogravimétrico Simultâneo que consegue realizar análises termogravimétricas (TGA) e calorimetria diferencial de varredura (DSC), com a capacidade de realizar análises em temperatura ambiente e em altas temperaturas, podendo chegar a 1600º C.
Calorímetro Exploratório Diferencial – DSC:
O DSC realiza análise termo analítica onde são comparadas a entalpia em relação ao material analisado, com outro material termicamente inerte submetidos às mesmas condições e variações de temperatura, pressão e atmosfera. A gama de análises é extensa, sendo um equipamento fundamental para caracterização de materiais.
Analisador Mecânico Dinâmico- DMA (ou AMD):
O DMA realiza análises importantes para caracterização de materiais, capaz de medir as propriedades viscoelásticas e mecânicas. O equipamento suporta materiais sólidos e semissólidos com elevada viscosidade. Possui programas de pressão, tensão e temperaturas controladas. É possível medir a força de cisalhamento da amostra em temperaturas controladas, podendo realizar diversosensaios para caracterização de materiais.
Texturomêtro modelo TA XT plus:
Realiza análises mecânicas de alimentos, cremes, géis, adesivos, comprimidos e materiais. É possível analisar o perfil de textura de suas amostras, aplicar forças de tenção para análises de filmes e avaliar a resistência e alongamento de suas amostras. É possível também analisar o perfil de textura e testes de compressão de sólidos e líquidos contendo certa viscosidade.
Texturômetro; Análises termogravimétricas (TGA); Análise Dinâmico Mecânica (DMA); Calorimetria Exploratório Diferencial (DSC).
Patente
Nome do Equipamento
TGA, DSC

Departamento de Química, Departamento de Física, Departamento de Farmácia, Departamento de Biomedicina e Análises Clínicas, Departamento de Ciências Biologias e Departamento de Zootecnia.
Farmácia, Zootecnia, Química, Física e Engenharia Mecânica

Físicos, Ergonômicos, de Acidentes