Laboratório de Ecologia de Macroinvertebrados

Jonathan da Rosa (Doutorando/PEA);
Nadiny Martins Almeida (Graduanda/UEM e bolsista PIBIC/CNPq);
Ramiro de Campos (Doutorando/PEA);
Vitor Góis Ferreira (Doutorando/PEA).
O Laboratório de Ecologia de Macroinvertebrados atua nas áreas de Taxonomia e Ecologia. As pesquisas abordam a identificação de espécies, bem como a composição, riqueza, diversidade e abundância dessa comunidade. Além disso, um dos focos é investigar os padrões de biodiversidade e identificar os fatores reguladores locais e/ou regionais de tais padrões. Uma nova linha de pesquisa em Ostracoda (Crustacea), um grupo de organismos pouco estudado no Brasil, iniciou em 2004 no Nupélia. Os estudos iniciaram na planície de inundação do alto rio Paraná e evidenciaram uma rica fauna de Ostracoda, com vários novos táxons a serem descritos para a Ciência. Até o momento, foram descritos 4 novos gêneros e 11 novas espécies de Ostracoda de planicies de inundação brasileiras. Outro aspecto abordado nesse laboratório é a utilização dos invertebrados como ferramenta para testar o potencial desses organismos como bioindicadores.
Biológicas
As atividades do Laboratório de Ecologia de Macroinvertebrados englobam as amostragens em campo dos invertebrados, em diversos ecossistemas aquáticos continentais, assim como abordagens experimentais. No laboratório, as amostras são analisadas qualitativamente e quantitativamente sob microscópios estereoscópio e óptico. Os organismos triados (moluscos, oligoquetas, crustáceos, larvas de insetos, etc) são identificados e contados. Essas atividades são desenvolvidas por pesquisadores do Nupélia e alunos de graduação e pós-graduação. As pesquisas têm sido desenvolvidas em sistemas de planícies de inundação, reservatórios e riachos.
Além disso, vários projetos vem sendo desenvolvidos em parceria com o pesquisador Dr Koen Martens do Royal Belgian Institute of Natural Sciences (Bruxelas, Bélgica), em planíces de inundação tropicais brasileiras, na República Democrática do Congo (África), na Bélgica e na Nova Caledônia (França, arquipélago da Oceania).
Biodiversidade, Taxonomia, Monitoramento

Pós-graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais - PEA