Comcap - Laboratório de Microscopia Eletrônica de Transmissão

- Verci Alves de O. Junior
- Adriane do Nascimento
- Franciele Neves Moreno
O microscópio JEOL JEM 1400 é um microscópio de transmissão que consiste na geração de um feixe de elétrons, o qual é transmitido através de uma amostra suficientemente fina (transparente ao feixe). O microscópio possui alta performance, alto contraste, com voltagem de aceleração de 40 kV-120 kV, o que possibilita a análise de amostras orgânicas, inorgânicas e biológicas com aquisição de imagens em escala nanométrica com excelente resolução. O dispositivo de observação de imagens de digitalização permite imagens em campo escuro e campo claro com resolução de ponta a ponta de 2 nm.
Acoplado com as técnicas espectroscópicas de dispersão de energia característica de Raios-X (EDS), o microscópio se converte num instrumento poderoso para análise química, qualitativa e quantitativa, com alta resolução espacial.
Exatas e da Terra
Imageamento de materiais biológicos, como vírus, bactérias, fungos, parasitos, células e tecidos. Análise de materiais, como polímeros, metais, grafenos, nanopartículas, entre outros. Análise elementar por espectroscopia de dispersão de energia característica de Raios-X (EDS)
Microscopia eletrônica de transmissão; microscópio eletrônico, ultraestrutura; nanotecnologia, análise elementar
Patente, Outro

Química, Física, Engenharias, Biologia, Farmácia, HU, Biotecnologia, Ecologia, Odontologia, Medicina, MUDI, Enfermagem, Agronomia, Veterinária, entre outros.
Ciências Biólogicas (PBC); Ciências Básicas da Saúde (PCS), Farmácia (PCF), Odontologia (PGO), Biotecnologia Ambiental (PBA), Bioquímica (PBQ); Ciências Fisiológicas (PFS); Biologia Comparada (PGB), Cienciar agraria (PAG), Genética e melhoramento (PGM), Biológia Comparada (PGB), Física (DFI), Quimica ( DQI), Analises Clinicas e Biomedicina (DAB), Enfermagem (DEN),Engenharia Aquimica (PEQ), Engenharia de Alimento (PAL), Engenharia Civil (PCV)
Prestação de serviços para empresas e outras universidades públicas e particulares.

Físicos, Químicos, Biológicos
Comuns, Químicos, Biológicos