Comcap - Laboratório de Preparação de Amostras e Ultramicrotomia

- Verci Alves de O. Junior
- Adriane do Nascimento
- Franciele Neves Moreno
Laboratório de Preparação de Amostras e Ultramicrotomia possui diversos equipamentos necessários para o preparo de amostras orgânicas e inorgânicas necessários para análise por microscopia eletrônica, de Transmissão, óptica e a laser. Dentre estes equipamentos incluem: Crioultramicrótomo (Leica EM UC7), utilizados para cortes em amostras biológicas que serão congeladas em nitrogênio líquido. Ultramicrótomo (RMC Power Tome X), faz os cortes de amostras para Microscopia de transmissão após serem incluidas em resina para serem cortadas em Faca de Diamante (Diatome). Metalizador de alto vácuo (Leica EM ACE600) e Metalizador (Bal-TEC SCD 050), para que as amostras não condutoras de elétrons seja vaporizada com uma fina camada de ouro, carbono, platina ou cobre , par que tenha uma melhor visualização nos microscópios eletrônicos de varredura e transmissão. Ponto Crítico (Bal-TEC CPD 030) e Ponto Crítico Automatizado (Leica EM CPD300), utilzados para o último processo de secagem de amostras biológicas como microrganismos, células entre outros com objetivo que retirar qualquer resquício de umidade presentes nestas amostras. Sonicador/Ultrassom (Hielscher – UP400St) usado para dispersar amostra como nanoparticulas recem sinterizadas ou soluções.
Exatas e da Terra
Preparo de amostras inorgânicas que nescessitam de corte ou metalizacao bem como secagem desidratacao de amostras biologicas orgânicas que posteriormente será analisadas por microscopia eletrônica, de transmissão, óptica e a laser.
Ultramicrotomia, microtomia, desidratação, inclusão de resina, metalização, ponto crítico.
Patente

Química, Física, Engenharias, Biologia, Farmácia, HU,
Geografia, Paleontologia, Biotecnologia, Ecologia, Odontologia, Medicina, MUDI, Enfermagem, Agronomia, Veterinária, entre outros.
Ciências Biólogicas (PBC); Ciências Básicas da Saúde (PCS), Farmácia (PCF), Odontologia (PGO), Biotecnologia Ambiental (PBA), Bioquímica (PBQ); Ciências Fisiológicas (PFS); Biologia Comparada (PGB), Cienciar agraria (PAG), Genética e melhoramento (PGM), Biológia Comparada (PGB), Física (DFI), Quimica ( DQI), Analises Clinicas e Biomedicina (DAB), Enfermagem (DEN),Engenharia Aquimica (PEQ), Engenharia de Alimento (PAL), Engenharia Civil (PCV)
Prestação de serviços para empresas e outras universidades públicas e particulares.

Químicos, Biológicos, de Acidentes
Químicos, Biológicos