Comcap - Laboratório de Microscopia de Luz e Fluorescência

- Verci Alves de O. Junior
- Adriane do Nascimento
- Franciele Neves Moreno
Este laboratório possui dois microscópios: Microscópio invertido (Axiovert 200M, Zeiss) e microscópio (Axioskope 2 Zeiss). Ambos estão associados com sistema de captura por câmera. Na microscopia óptica de luz, a radiação atravessa a amostra (modo de transmissão) ou reflete (modo reflexão) a superfície de uma amostra, sendo difratada, recolhida pela lente objetiva e formando uma imagem aumentada que chega aos olhos pela lente ocular ou que chega à uma CCD. A microscopia de fluorescência se baseia na propriedade que algumas substâncias possuem de emitirem fluorescência após absorverem energia ultravioleta. As técnicas utilizadas na microscopia óptica e de fluorescência são úteis para exibir estruturas e mensurar eventos fisiológicos e bioquímicos nas células vivas, podendo estas serem marcadas com corantes apropriados ou com diferentes fluoróforos.
Exatas e da Terra
Análises de células e tecidos marcados com corantes apropriados ou com diferentes fluoróforos, usando principalmente as técnicas de histologia e histoquímica.
Histologia geral, Histologia vegetal, Imunomarcação; Histopatologia; Biologia celular
Patente

Departamento de Ciências Básicas da Saúde, Departamento de Farmácia, Departamentos de Ciências Básicas das Saúde, Odontologia, Medicina, Agronomia, Biotecnologia, Biologia
Ciências Biólogicas (PBC); Ciências Básicas da Saúde (PCS), Farmácia (PCF), Odontologia (PGO), Biotecnologia Ambiental (PBA), Bioquímica (PBQ); Ciências Fisiológicas (PFS); Biologia Comparada (PGB), Cienciar agraria (PAG), Genética e melhoramento (PGM), Biológia Comparada (PGB), Analises Clinicas e Biomedicina (DAB), Engenharia de Alimento (PAL)
Prestação de serviços para empresas e outras universidades públicas e particulares.

Biológicos
Comuns, Biológicos