Comcap - Laboratório de Microscopia de Força Atômica

- Verci Alves de O. Junior
- Adriane do Nascimento
- Franciele Neves Moreno
O Microscópio de Força Atômica Shimadzu SPM-9700 é um equipamento de simples operação combinado com rápida observação de imagens,possibilitando a varredura da superfície de uma amostra através de uma sonda, a fim de obter sua imagem topográfica com resolução atômica, na determinação da rugosidade superficial, além de mapear propriedades mecânicas, como dureza e elasticidade, e físico-químicas, como forças intermoleculares.
Exatas e da Terra
Pode ser usada em amostras condutoras, semi-condutoras, isolantes, magnéticas ou não magnéticas, minerais, cerâmicas, polímeros, secas ou em líquidos, e amostras biológicas, como células, fungos, micro-organismos em meio líquido.
Análises e manipulações de amostras em uma escala nanométrica. É frequentemente usado para a produção de imagens e medidas de adesividade, entre superfícies ou moléculas individuais e medidas de resistência mecânica. O microscópio também permite a análise de átomos, moléculas, proteínas, ou qualquer outra estrutura na escala de tamanho da ponta, em uma superfície, como por exemplo, cromossomos ou DNA e medidas de força de interação entre estruturas em escala micro e nanométricas.
Microscopia de tunelamento; cantilever; nanotecnologia; rugosidade; topografia; AFM
Patente

Química, Física, Engenharias, Biologia, Farmácia, HU, Biotecnologia, Odontologia, Medicina, Veterinária, entre outros.
Ciências Biólogicas (PBC); Ciências Básicas da Saúde (PCS), Farmácia (PCF), Odontologia (PGO), Biotecnologia Ambiental (PBA), Bioquímica (PBQ); Ciências Fisiológicas (PFS); Biologia Comparada (PGB), Cienciar agraria (PAG), Genética e melhoramento (PGM), Biológia Comparada (PGB), Física (DFI), Quimica ( DQI), Analises Clinicas e Biomedicina (DAB), Enfermagem (DEN),Engenharia Aquimica (PEQ), Engenharia de Alimento (PAL), Engenharia Civil (PCV)
Prestação de serviços para empresas e outras universidades públicas e particulares.

Físicos, Químicos, Biológicos
Comuns, Químicos, Biológicos