Comcap - Laboratório de Microscopia Eletrônica de Varredura

- Verci Alves de O. Junior
- Adriane do Nascimento
- Franciele Neves Moreno
O princípio de funcionamento do Microscópio Eletrônico de Varredura consiste na utilização de um feixe de eletrons , guiado por um sistema de bobinas de deflexão, que ‘’varre’’ a superfície da amostra ponto a ponto e transmite o sinal do detector a uma tela catódica. Opera numa faixa de tensões de aceleração de 1 a 30 kV. O feixe ao interagir com a amostra, produz elétrons e fótons que podem ser coletadas por detectores adequados e convertidas em um sinal utilizados para formação da imagem.
O laboratório é composto pelos seguintes equipamentos:
(1) Microscópio Eletrônico de Varredura de Alto e Baixo Vácuo com EDS (FEI Quanta 250): Permite a realização de análises de centímetros (cm) à micrometros (μm), podendo ampliar de 20x à 30.000x. É um microscópio capaz de fazer imagens tridimensionais (3D) em alto vácuo, sob pressão variável e modo ambiental, possibilitando a obtenção de micrografias de diversos materiais, com ou sem recobrimento. Desta forma, é possível analisar amostras não condutoras e as que precisam de análises em ambiente úmido. Este equipamento possui resolução de 1,5nm, alto rendimento em campo térmico de emissão (> 100nA corrente do feixe), sensibilidade elevada (18 mm), além da presença dos detectores de backscattering (BSE) e o exclusivo modo “Beam Deccelerating”. Também possui acessório para Espectroscopia de Energia Dispersiva de Raios-X (EDS) integrado ao Microscópio Eletrônico de Varredura, permitindo a análise qualitativa ou semi-quantitativa da composição química elementar da amostra.
(2) Microscópio Eletrônico de Varredura – Shimadzu SS-550: Permite a realização de análises de centímetros (cm) à micrometros (μm), podendo ampliar de 20x à 15.000x. As imagens tridimensionais (3D) obtidas podem ser de 640 x 480 pixels ou 1280 x 960 pixels. Tamanho máximo da amostra 125mm.
Exatas e da Terra
Imageamento de materiais biológicos, como bactérias, fungos, parasitos, insetos, células e tecidos. Análise de materiais, como polímeros, metais, grafenos, carvões, solos, concretos, fertilizantes, entre outros. Análise de alimentos, como pães, massas, hambúrgeres, embutidos, entre outros. Análise elementar por espectroscopia de dispersão de energia característica de Raios-X (EDS).
Microscopia eletrônica de varredura; MEV; Espectroscopia de energia dispersiva de Raios-X ; EDS; Biologia Celular; Biotecnologia; Ciências dos materiais.
Patente

Ciências Biológicas, Ciências Básicas da Saúde, Farmácia, Química, Odontologia, Medicina, Agronomia, Engenharia Agrícola, Medicina Veterinária, Zootecnia, Engenharia Civil, Engenharia de Alimento, Geografia, Enfermagem, Nupélia, Paleontologia
Ciências Biólogicas (PBC); Ciências Básicas da Saúde (PCS), Farmácia (PCF), Odontologia (PGO), Biotecnologia Ambiental (PBA), Bioquímica (PBQ); Ciências Fisiológicas (PFS); Biologia Comparada (PGB), Cienciar agraria (PAG), Genética e melhoramento (PGM), Biológia Comparada (PGB), Física (DFI), Quimica ( DQI), Analises Clinicas e Biomedicina (DAB), Enfermagem (DEN),Engenharia Aquimica (PEQ), Engenharia de Alimento (PAL), Engenharia Civil (PCV)
Prestação de serviços para empresas, industrias e outras instituições de ensino públicas e particulares