Comcap - Laboratório de Microscopia Confocal

- Verci Alves de O. Junior
- Adriane do Nascimento
- Franciele Neves Moreno
O Microscópio Confocal a Laser LSM 5 Pascal é um equipamento que permite a obtenção de imagens através de cortes ópticos, posteriormente agrupados para se fazer a reconstrução tridimensional de células e tecidos. A microscopia confocal baseia-se na iluminação por varredura a laser, ponto-a-ponto, de um espécime biológico normalmente tratado ou marcado com compostos fluorescentes. As imagens são formadas baseadas na luz refletida pela amostra. Através de uma eletrônica embarcada é possível definir o ponto mais alto e ponto mais baixo (eixo-Z) da área de interesse e fatiar as imagens de modo que sejam adquiridas várias imagens da mesma região, mas com pontos diferentes no eixo-Z. O que possibilita efetuar a reconstrução tridimensional (3D). Com esta técnica é possível a eliminação de informações fora de foco da imagem, o que favorece a aquisição de amostras mais espessas, como biofilmes bacterianos, estruturas fúngicas, tecidos biológicos e outros tipos celulares. O Microscópio Confocal a Laser LSM 5 Pascal possui 4 lasers possibilitando a excitação da amostra nos seguintes comprimentos de onda: 405nm, 458nm, 488nm, 514nm, 543nm e 633nm.
Biológicas
Observação de células e tecidos no estado fisiológico e/ou marcados com fluorocromos por imunofluorescência; observação de biofilmes marcados com compostos fluorescentes; construção de imagens em 3D; colocalização de estruturas; macromoléculas e/ou organelas celulares; utilizada em ensaios in-vivo em tempo-real (time-series)
Microscopia confocal; Microscopia de fluorescência; Imunofluorescência; Fluorocromos; time-series.
Patente

Ciências Biológicas, Ciências Básicas da Saúde, Farmácia, Odontologia, Medicina, Agronomia, Engenharia Agrícola, Medicina Veterinária, Zootecnia, Engenharia de Alimentos, Enfermagem, entre outros..
Ciências Biólogicas (PBC); Ciências Básicas da Saúde (PCS), Farmácia (PCF), Odontologia (PGO), Biotecnologia Ambiental (PBA), Bioquímica (PBQ); Ciências Fisiológicas (PFS); Biologia Comparada (PGB).
Prestação de serviços para empresas e outras universidades públicas e particulares.

Físicos, Químicos, Biológicos, de Acidentes
Comuns, Químicos, Biológicos