• Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Laboratórios

Comcap - Laboratório de Espalhamento de Luz e Análise Elementar

laboratorio
Luiz Fernando Cótica
DFI
Docente
Este laboratório possui dois analisadores dinâmicos de partículas: o Litesizer 500 da Anton Paar,que faz a leitura em 3 ângulos distintos (15°, 90° e 175°), realizando a análise de tamanho de partícula, potencial Zeta, transmitância, massa molécula e índice de refração; e outro cujo sistema goniômetro é da marca ALV, que detecta em diferentes ângulos, sendo o ângulo mínimo 30° e máximo 150°.
Exatas e da Terra
O espalhamento de luz dinâmico (DLS) é uma técnica não invasiva e bem estabelecida de medição do tamanho e da distribuição do tamanho de moléculas e partículas, normalmente na região dos submicrométricos e com a tecnologia mais recente, menores do que 1 nm.
Em geral, o espalhamento de luz dinâmico é aplicado na caracterização de partículas, emulsões e moléculas que foram dispersas ou dissolvidas em um líquido. O movimento browniano das partículas ou moléculas em suspensão faz com que a luz laser seja espalhada com intensidades diferentes. A análise dessas flutuações de intensidade resulta na velocidade do movimento browniano e assim, o tamanho de partícula usando a relação Stokes-Einstein.
Espalhamento de Luz, DLS, distribuição de tamanho de partículas
2016
Sim
Não
Sim
Não
Sim
Não

Áreas atendidas

Biomedicina, Ciências Biológicas, Farmácia, Física, Medicina e Química.
Ciências Farmacêuticas, Biologia Celular, Ciências da Saúde, Ciências Fisiológicas, Física, Química, Genética e Melhoramento, Biologia Comparada, Biociências e Fisiopatologia.

Contato

Físicos
Comuns
Sim

© 2024 Universidade Estadual de Maringá • Assessoria de Comunicação Social • Coordenadoria de Promoção e R.P.