Laboratório de Genética Molecular

Adrian C. da Silva
Mayara Passere
Geovanna Ortelã
No laboratório de Genética Molecular do Núcleo de Pesquisa em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura (NUPELIA) da Universidade Estadual de Maringá, pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação desenvolvem pesquisas associadas à detecção de polimorfismos genéticos em populações naturais. As diferenças genéticas podem ser de grande utilidade como ferramenta para sistemática. As análises, baseadas em marcadores moleculares, contemplam populações animais, de plantas e microrganismos e podem ser realizadas a partir da extração do DNA total do organismo, que posteriormente é amplificado por uma reação baseada em PCR (Polymerase Chain Reaction), purificado e sequenciado. A análise das sequências, a aplicação de métodos de reconstrução filogenética e testes de delimitação de espécies permitem diferenciar populações, espécies crípticas e híbridos, esclarecer relações taxonômicas e realizar estudos filogenéticos.
Além disso, o grupo de pesquisa vem atuando na formação de profissionais qualificados para atuar na área de genética molecular e aplicar os conhecimentos obtidos para o reconhecimento da diversidade biológica e entendimento de processos evolutivos.
Biológicas
Extração de DNA
Quantificação e amplificação de DNA
Preparo de reações de sequenciamento de DNA
Eletroforese
Preparo de soluções/reagentes
Marcadores moleculares; variabilidade genética; taxonomia molecular

Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura
Departamento de Biotecnologia, Biologia Celular e Genética
Departamento de Biologia
Curso de graduação em Ciências Biológicas
Curso de Pós-Graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais
Curso de Pós-Graduação em Biologia Comparada
Curso de Pós-Graduação em Biotecnologia Ambiental
Agronomia, Aquicultura, Engenharia de Pesca, Farmácia, Ciências da Saúde, etc.

Físicos, Químicos
Comuns, Recicláveis, Químicos