Laboratório de Patologia Geral (LPG)

Tania Cristina Alexandrino Becker
DBS
Alice Maria de Souza Kaneshima
Edilson Nobuyoshi kaneshima
Paola da Costa Souza
Maristela Gabriel
O Laboratório de Patologia Geral (LPG) do Departamento de Ciências Básicas da Saúde da Universidade Estadual de Maringá (UEM) tem como missão atuar no Ensino, Pesquisa e Extensão. Atendemos alunos de graduação nos cursos de Medicina, Farmácia, Enfermagem e Biomedicina, alunos de iniciação científica e de projetos de ensino e extensão e na pós graduação. Os docentes do LPG formam um grupo de pesquisa como o objetivo de estudar mecanismos histopatológicos e suas alterações patológicas à nível macroscópico e/ou microscópico das doenças e os diversos fatores de risco e aspectos epidemiológicos associados, da população acometida. A base do grupo do LPG congrega três professores pesquisadores, uma técnica de laboratório e estudantes de graduação e pós-graduação para reflexões conjuntas sobre conteúdos considerados de interesse à formação acadêmica, especialmente na pesquisa e produção científica. Neste contexto, técnicas de biologia molecular (PCR, RTqPCR, RAPD) e técnicas histológicas são desenvolvidas para a avaliação da genotoxicidade de compostos em estudo com a pretensão de auxiliar na investigação das bases genéticas das doenças e seus possíveis esquemas de tratamento e prevenção.
Saúde
Os projetos desenvolvidos atualmente no LPG envolvem pesquisa no âmbito da carcinogênese mamária e colorretal.
criptas aberrantes
carcinoma de mama