• Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Laboratórios

Laboratório de Mecânica dos Solos

20200120170511
Nelci Helena Maia Gutierrez
DEC
Docente
Nelcí Helena Maia Gutierrez
Antônio Belincanta
Jeselay Hemetério Cordeiro dos Reis
Juliana Azoia Lukiantchuki
Cipriano José de Azevedo Freire
Aparecido da Silva
O Laboratório de Mecânica dos Solos da Universidade Estadual de Maringá foi criado em 1972, com a implantação do curso de Engenharia Civil, para atender as atividades relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão.
O Laboratório tem sido referência em trabalhos de investigações de laboratório e de campo, principalmente no que concerne às Sondagens de Simples Reconhecimento dos Solos com ensaios SPT. A existência de equipamento e o conhecimento técnico de sua equipe tem propiciado a realização de investigações de subsolos e treinamento de várias equipes de sondagens, de modo a promover o aprimoramento e a apropriação de tecnologia nessa área, de extrema importância na elaboração de projetos geotécnicos (fundações e obras de terra).
Tem se destacado, ainda, no estudo da caracterização e comportamento de solos (compressibilidade, permeabilidade e resistência), pela participação em diversas obras ícones da cidade Maringá e região, tais como: Construção do Contorno Norte, Rebaixamento da Linha Férrea, Obras de instalação de infraestrutura para SANEPAR, Viadutos da VIAPAR, dentre outras no território brasileiro. O desenvolvimento desses estudos, por meio de projetos em parcerias, tem sido enriquecedor para o ensino e a pesquisa, retratando exemplos reais no campo da engenharia geotécnica.
Os resultados dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos em seu ambiente têm sido publicados na forma de dissertações, teses, artigos e relatórios técnicos e representam referências nacionais sobre o assunto.
Engenharias
Atualmente, o Laboratório de Mecânica dos Solos da UEM atende em torno de 300 alunos por ano nos cursos de Graduação e de Pós-Graduação em Engenharia Civil em atividades didáticas, de pesquisa e de prestação de serviços à comunidade. Desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das linhas de pesquisa em Fundações, Obras de Terra, Melhoria de Solos, Aproveitamento de Resíduos, Geotecnia Ambiental e Solos Tropicais (Solos Não-Saturados). Tem contribuído na formação profissional de várias gerações de Engenheiros Civis, na capacitação de profissionais que atuam mercado de trabalho e no suporte técnico (realização de ensaios e consultoria) de empresas públicas e privadas na área de Geotecnia.
Os equipamentos disponíveis permitem a realização dos seguintes trabalhos e ensaios:
Retirada de amostras de solos no campo (poços e trincheiras);
Sondagens de simples reconhecimento dos solos com SPT e Torque;
Caracterização dos materiais;
Compactação de solos sob diferentes energias;
Controle tecnológico de compactação de aterros;
Estudos de dosagens de solo-cimento, inclusive com adições de cal, resíduos de construção civil e outros materiais;
Confecção e estudos de elementos de alvenaria: tijolos e blocos de solo-cimento;
Ensaio CBR (Califórnia Bearing Ratio);
Compressão confinada de solos (ensaio de adensamento ou edométrico), incluindo estudos de colapsibilidade e expansão de solos;
Permeabilidade de solos;
Ensaios de compressão triaxial e de cisalhamento direto aplicados aos estudos do comportamento tensão-deformação e resistência ao cisalhamento de solos;
Sistemas Triaxiais servo controlados para realização de ensaios triaxiais em solos saturados e não saturados, ensaios de permeabilidade e Bender Elements;
Provas de carga em placas e em elementos de fundação.
A aquisição de alguns equipamentos na estruturação do laboratório contou com o apoio de órgãos de fomento, por meio de projetos: Projeto REENGE/1998 e Projeto para Reaparelhamento do Laboratório de Mecânica dos Solos – TC Nº 80/2018 – SETI-UGF/UEM.
ensaios geotécnicos; investigação de subsolos; comportamento de solos; compressibilidade; resistência
1972
Sim
Sim
Sim
Não
Sim
Não

Áreas atendidas

Departamento de Engenharia Civil, Departamento de Engenharia de Produção, Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Departamento de Geografia.
Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Arquitetura e Urbanismo, Geografia
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PCV) - Área de concentração: Estruturas e Geotecnia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana (PEU), Programa de Pós-Graduação em Geografia (PGE)

Contato

Nenhum risco
Sim

© 2024 Universidade Estadual de Maringá • Assessoria de Comunicação Social • Coordenadoria de Promoção e R.P.