Laboratório de Espectroscopia Mössbauer e Difração de Raios X

Flávio Francisco Ivashita
Antônio Carlos S. da Costa
Reginaldo Barco
O Laboratório de Espectroscopia Mössbauer e Difração de Raios X foi implantado em junho de 1998 e hoje dispõe de três espectrômetros completos, dois criostatos a hélio e um difratômetro de raios X. Disponibiliza caracterizações por espectroscopia Mössbauer nas geometrias de transmissão, elétrons de conversão e raios X. A difração de raios X pode ser aplicada na geometria de Bragg-Brentano, em ângulo rasante e em baixas temperaturas. Para esta técnica de caracterização dispõe-se de tubos de cobre e cobalto, filtros e monocromadores específicos, acessório para difração em superfícies e finos e acessório para medidas em baixas temperaturas (77 K).
Exatas e da Terra
Pesquisas em ciência básica e aplicada, através da caracterização estrutural, magnética e das propriedades hiperfinas de compostos intermetálicos, ligas, aços, cerâmicas, combustível nuclear, minerais e solos. A manutenção e ampliação do laboratório tem sido garantida por recursos obtidos junto a instituições de fomento como CAPES, CNPq, Fundação Araucária e a IAEA. Colaborações científicas têm sido conduzidas com outras universidades estaduais e nacionais, com o Centro Tecnológico da Marinha e instituições acadêmicas estrangeiras. O laboratório é referência nacional e internacional em Espectroscopia Mössbauer.
Mössbauer spectroscopy
Hyperfine properties
57Fe
X-ray diffraction