Laboratório de Pesquisa - Química de produtos naturais e síntese orgânica (Fitosin)

logo-fitosin-1
Silvana Maria de Oliveira e Armando Mateus Pomini
Departamento de Química
Profa. Dra. Silvana Maria de Oliveira (http://lattes.cnpq.br/0133323537000044)
Prof. Dr. Armando Mateus Pomini (http://lattes.cnpq.br/7257513474087477)
Diego Luis Lucca (doutorando)
José Guilheme de Souza Corrêa (mestrando)
Juliana Fort da Silva (mestranda)
Matheus Ardenghi Peixoto (doutorando)
Mirelli Bianchin (doutoranda)
Nágela Priscila Ferreira (doutoranda)
Simone Bortolotti de Sena Sebold (doutoranda)
Denys Marcel (IC)
Giovanna Prince (IC)
Igor Henrique (IC)
Karen Cruz (IC)
Leonardo Polastri (IC)
Paula Perin (IC)
Sabrina Chinaglia (IC)
O Grupo FitoSín - Fitoquímica de Espécies do Cerrado e da Mata Atlântica e Síntese de Derivados Nitrogenados de Produtos Naturais - foi fundando no ano de 2005 pelas professoras Dra. Cleuza Conceição da Silva e Dra. Silvana Maria de Oliveira, as quais iniciaram os estudos de Química de Produtos Naturais de espécies da família Rubiaceae e síntese orgânica de tiosemicarbazonas. Atualmente, o grupo está sob coordenação dos professores Dra. Silvana Maria de Oliveira e Dr. Armando Mateus Pomini, que orientam alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado. O grupo vem atuando na identificação e caracterização de biomoléculas contribuindo com a ampliação do conhecimento do potencial químico e farmacológico de espécies das famílias Fabaceae, Orchidaceae, Poaceae, Arecaceae, Rubiaceae e Melastomataceae presentes no Cerrado goiano e paranaense, e na Mata Atlântica. Entre os principais microrganismos estudados estão bactérias dos gêneros Pseudomonas e Rhizobium, além de fungos do gênero Fusarium. Na busca por novas moléculas para fins terapêuticos e agronômicos, o grupo FitoSín ainda desenvolve pesquisas em síntese de novos compostos nitrogenados derivados de produtos naturais abundantes como N-acil-homoserinas lactonas, hidantoínas, tiohidantoínas, quinolinas, tiossemicarbazidas e tiossemicarbazonas. Também são realizadas derivatizações de produtos naturais visando incrementos de níveis de atividades biológicas (alterações estruturais). Através de parcerias, o grupo desenvolve estudos de avaliações de atividades anticâncer, anti-inflamatória, anti-Leishmania amazonensis e estudos alelopáticos com extratos e produtos naturais isolados. Situado no Bloco 26, salas 5 e 6, o Laboratório FitoSín conta com uma infra-estrutura com equipamentos de pequeno porte como rotaevaporadores, centrífuga, destiladores, refrigeradores e outros materiais de consumo.
Exatas e da Terra
Os projetos desenvolvidos no Fitosín são dirigidos para o estudo químico de espécies vegetais, micro-organismos endofíticos, quorum sensing, e síntese orgânica.
São realizados procedimentos cromatográficos visando o isolamento de moléculas com potencial biológico e farmacêutico, caracterização química de espécies vegetais e micro-organismos por HPLC-MS/MS, CG-MS/MS, RMN, UV, GC-MS, FT-IR, polarímetro digital, dicroísmo circular e outras técnicas espectroscópicas. Além dos ensaios de atividade antioxidante, potencial antifúngico, anticâncer, anti-inflamatório in vivo, anti-leishmania e anti-tripanossoma. Na síntese orgânica são sintetizadas substâncias das classes das acil-homosserina lactonas, visando aplicações em química da agricultura como hormônios vegetais, e compostos nitrogenados, com aplicações anticâncer e anti-parasitária.
.O laboratório Fitosín possui parcerias com professores e laboratórios da UEM e de outras instituições, entre eles, os professores Dr. João Ernesto de Carvalho e Dra. Ana Lucia T. G. Ruiz (UNICAMP); Profa. Dra. Ciomar Bersani-Amado (UEM); Profa. Dra. Lucilia Kato (UFG); Profa. Dra. Lindamir Hernandez Pastorini e Profa. Dra. Mariza Barion Romagnolo (UEM); Prof. Dr. Celso Vataru Nakamura (UEM); Prof. Dr. André Martinez Oliveira (UEL); Prof. George Nychas (Universidade Agrícola de Atenas, Grécia); Profa. Melyssa Negri (UEM); Profa. Maria Auxiliadora Milaneze-Gutierre (UEM).
Síntese orgânica; Química de Produtos Naturais; Atividades biológicas.

Licenciatura e Bacharelado em Química
Programa de Pós-Graduação em Química