• Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Laboratórios

Laboratório de Micobactérias

logo-micobacterias
Rosilene Fressatti Cardoso
DAB
Docente
Rosilene Fressatti Cardoso
Katiany R. C. Ferracioli
Regiane Bertin de Lima Scodro
Vera Lúcia Dias Siqueira
Edilene Pereira da Rocha Gobbi
Daniela Ferrari Micheletti
O Laboratório de Micobactérias teve início em 1997, e desde então são realizados diagnóstico de infecções causadas por micobactérias e pesquisas nesta área. Os projetos de pesquisas desenvolvidos em micobactérias tem sido um instrumento de promoção de novos conhecimentos e de pesquisas na área de saúde, ampliando e aperfeiçoando o arsenal metodológico disponível para diagnóstico da tuberculose e micobacterioses, bem como estudos de desenvolvimento de novos fármacos e seus mecanismos de resistência. Com estes estudos, o Laboratório de Micobactérias vêm atuando na capacitação de pessoal na área de saúde, gerando inovação tecnológica e contribuindo desta forma para o desenvolvimento regional.
Do desenvolvimento dos projetos, resultaram a padronização de metodologias de diagnóstico por técnicas de biologia molecular, de tal modo que estas foram incorporadas como métodos de rotina de diagnóstico para atendimento da população assistida pelo SUS e atendida pelo Laboratório de Ensino e Pesquisa em Análises Clínicas (LEPAC) na região noroeste do Paraná.
Desta forma, o Laboratório de Micobactérias vêm atuando para que novas metodologias sejam colocadas a serviço da população regional, ampliando a sua oferta aos hospitais públicos e às Unidades de Saúde dos municípios da região, contribuindo para melhoria da qualidade de vida e dos indicadores de saúde.
Saúde
No Laboratório de Micobactérias são desenvolvidos vários projetos de pesquisas ligados a dois Programas de Pós-Graduação: Biociências e Fisiopatologia (PBF) e Ciências da Saúde (PCS). Para a realização destes projetos contamos com apoio financeiro de agências de fomento como CAPES, Fundação Araucária e CNPq.
Os estudos realizados estão relacionado à busca por novas técnicas de diagnóstico, genotipagem em micobactérias e de novas substâncias com atividade contra as micobactérias. Nesta linha de estudos, projetos na área genômica, transcriptômica e proteômica são desenvolvidos após a exposição de micobactérias a fármacos, já disponíveis no mercado, bem como novas substâncias em desenvolvimento que apresentam atividade antimicobacteriana.
Micobactérias
Tuberculose
Micobactérias não tuberculosas
Resistência
Antimicobacterianos
1997
Sim
Sim
Sim
Sim
Sim
Patente, Outro

Áreas atendidas

Departamento de Análise Clínicas e Biomedicina
Departamento de Química
Departamento de Farmácia
Farmácia
Biomedicina
Medicina
Biologia
Química
Programa de Pós-Graduação em Biociências e Fisiopatologia.
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde.

Contato

(44) 3011-5375 e (44) 3011-5376
Av. Colombo, 5790 - Jd. Universitário - CEP 87020-900
T-20
Salas 209, 214, 216 e 218
Maringá - Sede
DAB - Departamento de Análises Clínicas e Biomedicina
Físicos, Químicos, Biológicos, Ergonômicos, de Acidentes
Sim

© 2024 Universidade Estadual de Maringá • Assessoria de Comunicação Social • Coordenadoria de Promoção e R.P.