Laboratório de Micobactérias

Vera Lúcia Dias Siqueira
Edilene Pereira da Rocha Gobbi
Daniela Ferrari Micheletti
O Laboratório de Micobactérias teve início em 1997, e desde então são realizados diagnóstico de infecções causadas por micobactérias e pesquisas nesta área. Os projetos de pesquisas desenvolvidos em micobactérias tem sido um instrumento de promoção de novos conhecimentos e de pesquisas na área de saúde, ampliando e aperfeiçoando o arsenal metodológico disponível para diagnóstico da tuberculose e micobacterioses, bem como estudos de desenvolvimento de novos fármacos e seus mecanismos de resistência. Com estes estudos, o Laboratório de Micobactérias vêm atuando na capacitação de pessoal na área de saúde, gerando inovação tecnológica e contribuindo desta forma para o desenvolvimento regional.
Do desenvolvimento dos projetos, resultaram a padronização de metodologias de diagnóstico por técnicas de biologia molecular, de tal modo que estas foram incorporadas como métodos de rotina de diagnóstico para atendimento da população assistida pelo SUS e atendida pelo Laboratório de Ensino e Pesquisa em Análises Clínicas (LEPAC) na região noroeste do Paraná.
Desta forma, o Laboratório de Micobactérias vêm atuando para que novas metodologias sejam colocadas a serviço da população regional, ampliando a sua oferta aos hospitais públicos e às Unidades de Saúde dos municípios da região, contribuindo para melhoria da qualidade de vida e dos indicadores de saúde.
Saúde
No Laboratório de Micobactérias são desenvolvidos vários projetos de pesquisas ligados a dois Programas de Pós-Graduação: Biociências e Fisiopatologia (PBF) e Ciências da Saúde (PCS). Para a realização destes projetos contamos com apoio financeiro de agências de fomento como CAPES, Fundação Araucária e CNPq.
Os estudos realizados estão relacionado à busca por novas técnicas de diagnóstico, genotipagem em micobactérias e de novas substâncias com atividade contra as micobactérias. Nesta linha de estudos, projetos na área genômica, transcriptômica e proteômica são desenvolvidos após a exposição de micobactérias a fármacos, já disponíveis no mercado, bem como novas substâncias em desenvolvimento que apresentam atividade antimicobacteriana.
Micobactérias
Tuberculose
Micobactérias não tuberculosas
Resistência
Antimicobacterianos
1997
Patente, Outro

Departamento de Análise Clínicas e Biomedicina
Departamento de Química
Departamento de Farmácia
Farmácia
Biomedicina
Biologia
Química
Programa de Pós-Graduação em Biociências e Fisiopatologia.
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde.

(44) 3011-5375 e (44) 3011-5376
Av. Colombo, 5790 - Jd. Universitário - CEP 87020-900