Laboratório de Máquinas Térmicas

Eduardo Radovanovic
Alexandre Magnus Gomes de Carvalho
Paulo Vinicius Trevizoli
Laboratório de Máquinas Térmicas criado em janeiro de 2019, com atividades de pesquisa destinadas ao desenvolvimento de equipamentos para medição, ou aplicação de materiais que apresentem o efeito i-calórico.
Engenharias
As medidas atualmente realizadas no laboratório estão concentradas na análise do efeito mecanocalórico, especificamente nos estudos baro/torsio calóricos. Além disso, realiza-se análise de ciclos de fadiga para posterior verificação da potencialidade de aplicação deste material em máquinas térmicas.
No momento são cinco os equipamentos desenvolidos pela equipe: Bancada para medição do efeito barocalórico, bancada para medição do efeito torsiocalórico, bancada para análise de fadiga, Motor Puramente Magnético e Motor de Stirling. O projeto principal vinculado na UEM é o PP 2059/2016
Estudo experimental de materiais i-Calóricos e sua aplicação em máquinas térmicas.
A equipe no entanto, vem atuando arduamente na aquisição de recursos com participação nos projetos:
1- Descrição: Chamada MCTIC/CNPq Nº 28/2018 - Universal/Faixa B - De R$ 0,00 a R$ 60.000,00..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Flávio Clareth Colman - Integrante / ALVES, C.S. - Coordenador / Silvia Luciana Favaro Rosa - Integrante / Alexandre Magnus Gomes Carvalho - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro
2- 2017 - Atual
INCT em Refrigeração e Termofísica
Descrição: Projeto realizado em cooperação com a Universidade Federal de Santa Catarina e sob financiamento dos MCTI/CNPq/CAPES/FAPs (Processo número 465448/2014-3), cujo valor aprovado de recursos é de R$ 6.989.680,40..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Flávio Clareth Colman - Integrante / Cleber Santiago Alves - Integrante / Silvia Luciana Favaro Rosa - Integrante / Jader Riso Barbosa Junior - Coordenador.
3- 2015 - 2017
Estudo teórico-experimental de motores de Tesla com materiais termomagnéticos

Descrição: Projetar, modelar, simular e construir motores de Tesla utilizando-se ligas magnetocalóricas. Projeto financiado pelo CNPq, sob o processo n. 455760/2014-4. Valor do financiamento R$30.000,00.
i-calórico, barocalórico, torsiocalórico, máquinas térmicas, projeto
Patente

Departamento de Engenharia Mecânica