Laboratório de Limnologia Básica

Ranulfo Combuca da Silva Junior
NUP
O Laboratório de Limnologia Básica do Nupélia atua em vários projetos de pesquisas, onde pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação desenvolvem atividades vinculados a este Núcleo, com o intuito de conhecer as interações nos ecossistemas do ponto de vista biológico, físico e químico, além dos aspectos sociais e econômicos.
Biológicas
Entre as variáveis limnológicas que podem ser analisadas para identificar hábitats e as relações espaço-temporais estão os dados tomados em campo como: pH, alcalinidade, condutividade, temperatura do ar e da água, oxigênio dissolvido, transparência da coluna de água, radiação subaquática, turbidez e realiza também amostragens de água e sedimento para análise laboratorial.No laboratório também são processadas as amostras para quantificar as formas dissolvidas e totais de fósforo e nitrogênio, matéria orgânica e inorgânica da água, e também estima-se a biomassa fitoplânctonica através da extração com acetona a 90% na forma de Clorofila a na amostra de água. E para verificar o teor de nutrientes retidos no sedimento dos ambientes aquáticos, provenientes de material autóctone e alóctone, são feitas análises do nitrogênio e fósforo total e também da matéria orgânica e inorgânica.
Limnologia Básica
1983
Nome do Equipamento
Espectrofotômetro Uv-vis

Ciências Biológicas
PEA - Pós Graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais.
PGB - Programa de Pós Graduação em Biologia Comparada

Físicos, Químicos, Nenhum risco